Professor de Química da UFSM ministra palestra na Holanda e visita universidade na Áustria

Érico Flores discutiu possibilidades de cooperação e intercâmbio com a Graz University of Technology

foto colorida horizontal de um palco, com uma cortina com luz laranja do lado esquerdo, um grande telão nos fundos com o título da palestra em inglês, e um homem em pé em um púlpito com microfone
Érico foi um dos poucos brasileiros convidados a palestrar no 49º Congresso Mundial de Química

O professor Érico Flores, orientador dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM, participou recentemente do 49º Congresso Mundial de Química, na cidade de Haia, Holanda, no qual ministrou palestra. Maior evento da área da Química em nível mundial, é organizado pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), que é a maior organização internacional de Química, composta por representantes de países membros da ONU. O congresso contou com mais de dois mil participantes, e Érico foi um dos poucos pesquisadores brasileiros a serem convidados como palestrantes.

O professor apresentou a palestra “Green Sample Preparation Methods for the Analysis of High Carbon Content Matrices” duranteo evento no dia 22 de agosto. Ele explanou sobre a importância dos métodos de preparo de amostras para análises de impurezas elementares nas mais variadas amostras por espectrometria atômica, uma das áreas de interesse do grupo de pesquisa liderado por Érico, que é coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais e do Centro de Estudos em Petróleo (LAQIA e CEPETRO-UFSM).

Antes do congresso, nos dias 19 e 20 de agosto, Érico participou de reuniões da Divisão de Química Analítica (Divisão V) da IUPAC, na qualidade de membro associado e com direito a voto. Nessa reunião, que também ocorreu em Haia com um representante de cada um dos países que possuem assento na Divisão V, foram discutidos os aspectos metrológicos e desafios para os métodos analíticos modernos.

Cooperação com universidade da Áustria

Após o congresso, Érico visitou a Graz University of Technology (TU-Graz), na cidade de Graz, Áustria, e participou de reunião com pesquisadores da TU-Graz no dia 28 de agosto. Nessa reunião, foram avaliadas as atividades das ações conjuntas em projeto de pesquisa com professores da UFSM e da TU-Graz, bem como possibilidades de cooperação e intercâmbio. Foi acertada a vinda de um pesquisador da TU-Graz para a UFSM ainda em 2023, e para o próximo ano a mobilidade de um aluno do PPGQ para um período de seis meses na TU-Graz.

Na avaliação do professor, essas ações são importantes para a visibilidade da pesquisa realizada na UFSM e para melhorar a cooperação em nível internacional de pesquisadores da UFSM com grupos de pesquisa de protagonismo internacional.