Santa Maria recebe o lançamento do programa Eleva Start Powered by InovAtiva

Na tarde da última quinta-feira (10), no Mercado da Vila Belga, ocorreu o evento de lançamento do programa Eleva Start Powered by InovAtiva, uma parceria do hub InovAtiva com a UFSM. A iniciativa oferece capacitação para o desenvolvimento de ideias ou projetos de negócios inovadores de forma gratuita e Santa Maria é a única cidade do Sul do país a receber o programa.

O lançamento do programa ocorreu no mercado da Vila Belga (foto: Izadora Lemes Rocha)

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, dos pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa e de Planejamento da UFSM, respectivamente Cristina Wayne Nogueira e Rafael Lazzari, com destaque também para José Carlos Oliveira Assis, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), bem como representantes do ecossistema de inovação, como membros das startups e inscritos no programa.

O evento contou ainda com a participação de Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora, vinculada ao Inovatec UFSM Parque Tecnológico, e também de Maria Eduarda Ferrari, analista de empreendedorismo da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que na ocasião apresentou o InovAtiva e as metodologias utilizadas, bem como o funcionamento do programa Eleva Start.

Durante o evento, o vice-prefeito de Santa Maria fez suas saudações e parabenizou a iniciativa, que busca expandir cada vez mais a educação empreendedora e desenvolver ideias e negócios locais e regionais.“Um evento como este se presta muito pra isso, para que nós consolidamos cada vez mais o nosso ecossistema de inovação. Eu percebo que nós já temos coisas muito positivas no nosso que precisam e devem ser incentivadas. Então eu quero agradecer à Universidade Federal junto com o MDIC, para que nós possamos efetivamente continuar evoluindo.”

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM também falou do evento e sobre o fato de a UFSM ser executora do programa, que coincidiu com o ano de criação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova). “Temos uma Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo para tornar realidade a importância da inovação na instituição. Além disso, sabemos que esse programa vai potencializar o desenvolvimento econômico, social, empreendedor, não só da UFSM, como da região”, afirma.

Estando em sua primeira passagem por Santa Maria, José Carlos Oliveira Assis também falou sobre o InovAtiva, que neste ano completa 10 anos desde sua criação e tem se desenvolvido cada vez mais para incorporar novas iniciativas e novos projetos. Destacou também o surgimento do projeto Powered by InovAtiva, que vem com o propósito de apoiar entidades locais que possam tocar um programa focado na pré-aceleração de negócios, na originação de negócios, na conversão de novas e boas ideias em negócios. “Fizemos um (projeto) piloto ano passado em Campina Grande, em uma parceria com a Prefeitura Municipal e o pessoal gostou bastante, tanto que estamos fazendo uma segunda edição agora, uma segunda turma em Campina Grande. Para esse ano, o nosso projeto é testar em todas as outras regiões do Brasil, e é nesse contexto que a gente está aqui agora. Na região Sul, a cidade de Santa Maria foi uma que despontou bastante no nosso interesse como potencial destino.”

Segundo Assis, Santa Maria se encontra em uma posição bastante relevante no ranking de inovação, mesmo sendo uma das cidades com menor tamanho em termos de população, o que sinaliza o potencial do município para tornar-se um vetor de inovação com o apoio de iniciativas como o programa Eleva Start Powered by InovAtiva. “[A cidade está] acima da própria média geral, o que sinaliza para a gente que aqui, dentre tantas outras potencialidades do município, o potencial de inovação da cidade é inegável. E nós achamos que um programa focado em ideias inovadoras, a converter isso em novos negócios, pode ajudar a cidade a melhorar os outros determinantes também. Transformar essas ideias inovadoras e esse potencial de inovação em mais resultado, mas principalmente econômico.”

As inscrições para o programa Eleva Start Powered by InovAtiva estão abertas desde o dia 3 de agosto e vão até 3 de setembro. Para saber mais sobre o programa, é possível acessar o edital ou fazer a inscrição pelo site.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico