UFSM assina Aliança Hebei-Brasil

Parceria reúne 36 instituições chinesas

Hebei, a sexta província mais populosa da China, localizada no nordeste do país com aproximadamente 74 milhões de habitantes, foi o destino, nesta sexta-feira (30), da delegação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Oriente. Desta vez, o objetivo do encontro foi assinar a Aliança Hebei-Brasil, um acordo para garantir novos investimentos. Com área de 187 700 km² e PIB de R$ 2,8 trilhões, a província é sede de 36 universidades que recebem apoio do governo chinês e firmaram a aliança com a UFSM e outras 17 universidades brasileiras. Sob a administração do governo provincial, está a instituição anfitriã da aliança e da missão em solo chinês, a Universidade Normal de Hebei, localizada na capital Shijiazhuang. Agora, o acordo assinado possibilita novas colaborações que ampliam as possibilidades de investimentos chineses em solo brasileiro.

Reitor da UFSM destacou o protagonismo da Universidade em parcerias com a China (Foto: Júlio Rodriguez)

Durante a assinatura da Aliança Hebei-Brasil, a UFSM foi a primeira instituição a se pronunciar, devido ao protagonismo de cooperações já existente com a Universidade de Hebei – desde 2014 existe um acordo, que propicia, entre outros aspectos, a oferta de cursos de cultura chinesa e mandarim.  Na ocasião, o reitor, Luciano Schuch, agradeceu a oportunidade de estreitar o relacionamento com a China. Ele também apresentou um panorama da cidade de Santa Maria e da Universidade, com a exibição do vídeo institucional aos chineses, mostrando a realidade da UFSM, a estrutura e as áreas de atuação. Outras quatro universidades integrantes do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) se pronunciaram sobre a Aliança e as expectativas que têm com a efetivação desta parceria.

Na tarde do dia 30, em horário chinês, foi disponibilizado espaço para negociações, onde representantes das universidades brasileiras puderam dialogar com as instituições chinesas, estreitando as relações entre ambas. A UFSM estabeleceu pelo menos dez parcerias com universidades de Hebei.

Além do reitor da UFSM, participam da missão os professores Paulo Bayard e Júlio César Cossio Rodriguez, respectivamente, diretor e diretor adjunto da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI). A viagem foi organizada pela UFSM, pelo Ministério da Educação da China e pela Universidade Normal de Hebei. O financiamento é do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), instituto chinês afiliado ao Ministério da Educação e voltado à difusão do mandarim.

Neste final de semana, os três professores da UFSM seguem com visitas na província de Hebei. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 7 de julho.

Expediente da cobertura

Texto: Graziela Rocha

Edição: Mariana Henriques

Edição Geral: Maurício Dias