Professora da UFSM vence premiação internacional de estatística

Renata Rojas Guerra ganhou na categoria destinada à resolução de problemas reais a partir do uso da estatística aplicada

A professora Renata Rojas Guerra, do Departamento de Estatística da UFSM, conquistou o primeiro lugar da categoria geral do prêmio Jan Tinbergen do Instituto Internacional de Estatística (ISI). A premiação é uma das mais importantes da área e é destinada para jovens estatísticos de países emergentes.

A categoria vencida pela professora agracia trabalhos que propõem a resolução de problemas reais. Na sua pesquisa, Renata utilizou um novo método estatístico para analisar o volume útil de 11 usinas hidrelétricas brasileiras, com o objetivo de contribuir na gestão dos recursos hídricos.

Renata Rojas Guerra é docente do Departamento de Estatística da UFSM (foto: arquivo pessoal)

“É uma grande conquista receber esse prêmio e é importante para nos motivar a acreditar no nosso potencial. É uma grande oportunidade para divulgar o meu trabalho e a UFSM em um alcance internacional. Além disso, representa uma maior representatividade feminina na ciência e eu acho muito importante que meninas vejam pesquisadoras mulheres conquistando esses espaços”, ressalta Renata.

Impacto ambiental – O artigo denominado “O modelo Kumarswamy de escore autorregressivo generalizado para os quantis de séries temporais hidroambientais duplamente limitadas” pode trazer novas percepções sobre a energia hidrelétrica. “Se pudermos fazer previsões do volume dos reservatórios podemos fazer um planejamento para situações de baixos níveis. Assim evitamos o acionamento das usinas termoelétricas, que possuem um alto custo e são mais poluentes”, explica a professora.

Renata também destaca que essa metodologia pode ser utilizada em outros problemas. Agora a pesquisadora quer aplicar a metodologia no fator de capacidade das usinas eólicas, para incentivar o acionamento de fontes de energia renováveis em vez das termoelétricas.

Além disso, a docente também ressalta a importância de divulgar os resultados e códigos publicamente para que outros cientistas de dados apliquem esse modelo em diferentes problemas. “Todos os dados e códigos usados no artigo estão disponíveis de forma pública na minha conta na plataforma de hospedagem de códigos GitHub. Assim podemos contribuir para o desenvolvimento nacional e internacional”, afirma.

Instituto Internacional de Estatística – O ISI é uma organização internacional independente que reúne 150 países. O prêmio bienal é uma homenagem ao famoso economista holandês Jan Tinbergen, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1969.

Outra brasileira, Ana Gabriela Faria da Silva, também venceu o mesmo prêmio, mas na Divisão B, destinada a trabalhos sobre sistemas estatísticos. Como parte da premiação, as brasileiras vão apresentar seus trabalhos no mês que vem, na 64ª edição do Congresso Mundial de Estatística, em Ottawa, no Canadá.

Texto: André Hercolani, estudante de Jornalismo e estagiário da Rádio UniFm, e Rebeca Kroll, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Foto: arquivo pessoal

Edição: Lucas Casali