UFSM celebra acordo com universidade espanhola na área de artes visuais

O acordo é fruto de um trabalho do projeto de pesquisa “Arte contemporânea na América Latina: fronteiras e decolonialidade”

O Centro de Artes e Letras (CAL) celebrou na quinta-feira (15) o primeiro acordo interinstitucional para intercâmbio com a União Europeia, por meio do Erasmus+ Programme, com vigência até 2027. O referido acordo foi assinado pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e a UFSM. Esse programa permite mobilidade internacional, com deslocamento entre docentes das instituições, e abre espaço para outras propostas colaborativas para participação de estudantes, construindo pontes entre Europa e Brasil.

O acordo foi mediado pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM e só foi possível por um trabalho que vem sendo construído através do projeto de pesquisa “Arte contemporânea na América Latina: fronteiras e decolonialidade”, coordenado pela professora Flávia Pedrosa Vasconcelos. Além de discentes da graduação e pós-graduação em Artes Visuais, participam do projeto investigadores de Portugal, Espanha, Equador e Argentina.

Entre esses pesquisadores, está a professora Pilar Pérez Camarero, da UAM, que será a primeira docente a vir com o apoio do Erasmus+. A sua vinda para Santa Maria está prevista para meados de outubro, onde ela ficará por 15 dias, colaborando com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM e com outro projeto de pesquisa: “Arte contemporânea na América Latina, criatividade e inovação”, também coordenado pela professora Flávia.