Estudantes indígenas e quilombolas podem se cadastrar para receber Bolsa Permanência

Se o número de cadastros válidos for superior ao de bolsas disponibilizadas, a Prae publicará edital destinado aos estudantes cadastrados.

Até o dia 30 de junho, o Programa Bolsa Permanência, do Ministério da Educação (MEC), está recebendo novos cadastros. O programa é destinado exclusivamente a estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação. Os estudantes deverão acessar o portal do Sistema Bolsa Permanência e fazer sua inscrição.

Documentos obrigatórios:

1. Termo de compromisso do Bolsista Indígena ou Quilombola
  2. Autodeclaração do candidato;
  3. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas;
  4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena;
  5. Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Todos os modelos de declaração estão na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

A UFSM ainda não sabe a quantidade de bolsas destinada à instituição. O repasse das informações será feito de imediato, tão logo o MEC disponibilize o quantitativo. Caso o número de cadastros válidos for superior ao de bolsas disponibilizadas, a Prae publicará edital de seleção destinado aos estudantes cadastrados.

Mais informações pelo e-mail prae@ufsm.br.