Equipe feminina de futsal da UFSM volta às quadras com vitória
Equipe disputa a Superliga SM Pro e estreia no Estadual Série Prata no domingo (14)
Publicado em
A equipe feminina de futsal da UFSM conseguiu a vitória na primeira partida oficial após a retomada do projeto. Na noite da última terça-feira, a UFSM estreou na Superliga SM Pro e venceu a MAF, pelo placar de 3×2. Na segunda rodada, a equipe treinada por Igor Barbosa encara o Real Merengue. A partida está marcada para o dia 15 de maio.
O jogo de estreia não começou como as gurias gostariam. Após sofrer o primeiro gol, algumas oportunidades foram criadas ainda na primeira etapa, mas a goleira adversária apareceu bem. Na volta do intervalo, a Federal mostrou força. Delevati marcou duas vezes e virou o placar. Mas a MAF voltou a marcar em um contra-ataque. No fim, Maria fez o terceiro gol da UFSM e garantiu a vitória. Jogaram Elizabeth, Emely, Delevati, Maria, Kelin, Vitória, Amélia, Aline, Fabíola, Kariza, Andressa, Bibi e Karla.
Na Superliga SM Pro Feminina, são sete equipes na disputa. Além de UFSM e MAF, jogam o Real Merengue, Pumas, Audax, Penarol e Dallas. Na primeira fase, prevista para acabar no dia 9 de julho, todas as equipes se enfrentam.
Estreia no Estadual Série Prata
O próximo compromisso da equipe feminina será neste final de semana em Arroio do Tigre. O time disputa a 1ª Fase do Estadual Série Prata da FGFS no domingo (14). O primeiro jogo será às 10h30, contra a AATF (de Arroio do Tigre). Às 15h45min o time entra em quadra novamente para encarar o Barcelona, de Candiota.
Se ficar na primeira colocação do grupo ou se for a melhor segunda colocada, garante vaga nas semifinais do Estadual. Caso não se classifique, haverá uma repescagem para definir a última classificada para o mata-mata. Na outra chave, a IFSul-CAVG/Malgi garantiu classificação e o Riograndense ficou na 2ª colocação e aguarda os jogos deste domingo para saber se está classificado.
Novas datas na Série Ouro Masculina
A partida da segunda rodada da Série Ouro, que seria realizada neste sábado (13), foi adiada para o dia 15 de julho, em virtude de reformas no ginásio Bonumazão, sede dos jogos do Figueira. Com isso, a Federal só retorna às quadras no dia 20 de maio, quando enfrenta o Paulista no CDM, em Santa Maria. A partida interrompida (pela umidade na quadra de jogo) da primeira rodada contra o Barcelona, de Júlio de Castilhos, deve ficar para junho, mas ainda não há confirmação.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.