O Laboratório de Análises de Resíduos e Pesticidas (LARP) da UFSM, reconhecido pelo INMETRO pela acreditação nº CRL 0627 – que confirma a eficiência do laboratório dentro de normas estabelecidas internacionalmente e garante que o mesmo atende requisitos de qualidade e segurança – vem a público esclarecer as notícias publicadas sobre recentes análises realizadas pelo laboratório.
O laboratório reitera que as amostras de arroz analisadas não contêm resíduos detectáveis de agrotóxicos, o que foi ratificado pelo Ofício Circular nº 04/2023 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que analisou o caso e confirmou a confiabilidade do LARP.
Considerando a gravidade das acusações e a repercussão negativa à credibilidade do LARP e da UFSM, a instituição buscará a adequada reparação dos danos causados. Reiteramos que o Laboratório pauta suas ações na ciência, de forma técnica, científica e não ideológica, e que os ataques praticados demonstram uma postura leviana, sem embasamento e totalmente desprovida de suporte comprobatório.