Professor de Química da UFSM ministra palestra em evento em São Paulo

Érico Flores apresentou os principais avanços na área de controle de qualidade

O professor do Departamento de Química da UFSM, Érico Flores, participou recentemente de um Workshop em São Paulo, voltado para a discussão de desafios analíticos para o controle de qualidade de produtos industriais e de alta tecnologia.  O Workshop “Futuro e Perspectivas sobre Preparo de Amostras” ocorreu no dia 30 de março de 2023 e teve financiamento pela empresa Anton Paar Brasil, uma das maiores multinacionais na área de equipamentos analíticos.

O Workshop contou com a participação de pesquisadores de diversas universidades, como o professor  Helmar Wiltsche, da Technological University of Graz, da Áustria e o professor Marco Aurélio Arruda da UNICAMP. Representando a UFSM, Érico apresentou a palestra “Sample Preparation for Halogen Multitechnique Determination“, onde foram mostrados os avanços mais recentes na área de preparo de amostras para a determinação de halogênios empregando técnicas de alta sensibilidade como a espectrometria atômica e a cromatografia de íons, áreas em que o grupo de pesquisa da Universidade, liderado pelo professor é referência internacional. Estiveram presentes representantes de empresas públicas e privadas dos ramos de metalurgia, mineração, materiais avançados, combustíveis e de produtos farmacêuticos.

O grupo de pesquisa coordenado por Érico atua nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) é referência na América do Sul na área de uso de espectrometria atômica, de uso de sistemas avançados de micro-ondas e de ultrassom, já tendo publicado mais de 400 artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, além de capítulos de livros e patentes em cooperação com empresas na área de petróleo. Em vista das importantes contribuições científicas, o professor tem sido convidado com frequência para ministrar palestras no exterior. Segundo Érico, “esse Workshop permitiu a interação de pesquisadores com equipes técnicas de diversas empresas de médio e grande porte do Brasil e do exterior, abrindo portas para a cooperação técnico-científica de pesquisadores da UFSM com o setor empresarial, sendo mais um reconhecimento da excelência da pesquisa realizada na UFSM e que está em consonância com as ações de inovação dos integrantes de nosso grupo de pesquisa”, finaliza.

Com informações de Érico Flores