Com o objetivo de se aproximar do Campus de Cachoeira do Sul e da comunidade local, a equipe da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) da UFSM apresentou, na quarta-feira (12), suas ações aos professores pesquisadores do campus e representantes do setor privado. Na ocasião, a equipe falou sobre a estrutura da nova pró-reitoria da UFSM, composta pela Coordenadoria de Educação Empreendedora, Núcleos de Propriedade Intelectual, Apoio a Projetos e Prospecção e Valoração, e encerrando com InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Pulsar Incubadora Tecnológica.
O diretor do Campus de Cachoeira do Sul, Anderson Dal Molin, destacou a importância da Proinova e da interligação entre os campi da UFSM. “É relevante que os professores e servidores conheçam a estrutura da Proinova para saber como se relacionar com as empresas, unindo os projetos da Universidade com as necessidades do mercado”. Ele também defendeu a importância de conversar com o setor privado para captar os problemas e possíveis soluções, e assim, contribuir para o desenvolvimento local.
O pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Bernardon, reforça que a visita cria oportunidades de interação e o desenvolvimento de ações voltadas aos principais desafios enfrentados pelo campus. “Foi um momento oportuno para verificar as principais demandas dos docentes e técnico-administrativos do campus, de modo a proporcionarmos ações cada vez mais vocacionadas com a realidade de cada unidade. A proposta é estreitar cada vez mais as relações por meio de ações que serão promovidas, sendo que parte delas in loco no Campus de Cachoeira do Sul, como Ideathon, pré-incubadoras, capacitações e outras.”
Na visita a Cachoeira, a equipe do InovaTec UFSM Parque Tecnológico se reuniu com representantes do Sicredi para apresentar as ações do Parque e discutir as possibilidades de interações com o setor privado.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação Proinova e InovaTec UFSM Parque Tecnológico