Projeto vinculado à UFSM contribui com a disseminação de conteúdos musicais

O MusiCuriosos acontece desde 2019 e busca levar à comunidade informações importantes sobre música

Mesa branca com quatro microfones em cima. Ao redor da mesa encontram-se quatro pessoas olhando para a câmera. Uma mulher vestindo suéter vermelho e usando uma máscara branca, no lado esquerdo. Ao lado dela, uma mulher de blusa branca e um blazer listrado com tons claros, ela usa uma máscara branca. Ao lado, um homem de camisa xadrez escura, máscara preta e óculos. Ao lado dele, no canto direito da mesa, um homem de casaco verde escuro e máscara branca.
Um dos episódios do podcast foi sobre compositores brasileiros

Ampliar o conhecimento musical da comunidade santa-mariense e contribuir com a diminuição de informações de baixa qualidade sobre temas relacionados à música são os objetivos do MusiCuriosos, um projeto que vem sendo desenvolvido por estudantes e professores da UFSM desde 2019.

“Há muita informação vaga e cruzada na internet. Nosso trabalho é divulgar conteúdo sério, com base na ciência, com convidados especializados em cada assunto. Dessa forma, proporcionar um canal com informações confiáveis”, conta a coordenadora do MusiCuriosos, professora Nayana Di Giuseppe Germano.

O MusiCurisoso visa, também, complementar a formação dos alunos de graduação dos cursos de bacharelado em Música, licenciatura em Música e bacharelado em Música e Tecnologia. As ações do projeto fazem parte do grupo de pesquisa “Música: Criação, Recepção e Compreensão”.

Uma das ações do projeto é o podcast MusiCuriosos, que aborda em seus episódios conteúdos musicais interativos sobre a vida do músico, pesquisa em música, percepção musical, ensino de música, ouvido absoluto, medo de palco, ansiedade na performance, cursos de formação musical, cognição musical, como o cérebro processa música, entre outros assuntos. Os episódios acontecem em formato mesa-redonda com participantes especializados. Já o YouTube MusiCuriosos apresenta versões em vídeo de episódios do podcast. Além do podcast e YouTube há, também, ciclo de palestras MusiCuriosos e parceria e veiculação dos episódios nas rádios da Universidade, a Universidade AM e a UniFM – a última temporada foi veiculada em janeiro.

Faz parte do MusiCuriosos, além de Nayana, responsável pela mediação das mesas de gravação, o professor colaborador Arthur Rinaldi Ferreira. Já passaram pelo projeto os bolsistas Ana Cacciatori, Luiz Costa, Marcos Klein, Daniela Flores, Pedro Sousa, Helena Mota, Jessica Brucker, Walker Martini.

Pessoas de todas as idades, músicos profissionais, músicos amadores, não músicos e curiosos em geral podem acompanhar o trabalho do MusiCuriosos pelo canal no YouTube, site, Instagram e Facebook.

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista