O Projeto 50|50, iniciativa interinstitucional de ensino da UFSM e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove o evento Portas Abertas nesta quarta-feira (25). O encontro acontece a partir das 18h30min, na Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), que fica na Rua André Marques, 665, no centro de Santa Maria. As inscrições são gratuitas, abertas a todas as pessoas interessadas e podem ser feitas em instagram.com/publicidade5050. Serão fornecidos certificados de participação.
O Projeto 50|50, coordenado pelas professoras Juliana Petermann e Fernanda Sagrilo Andres, atua desde 2017 para estimular a participação feminina no campo da comunicação. Com o objetivo de debater a equidade de gênero na área, o projeto vem realizando uma série de ações nos âmbitos acadêmico e mercadológico, considerando a propagação da diversidade no que se refere à representação de gênero. O projeto busca, desse modo, contribuir para a redução de comportamentos sexistas no mundo do trabalho e no ensino superior.
Em 2022, o Projeto 50|50 foi um dos agraciados para receber o apoio do Fundo de Incentivo ao Ensino, por meio da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM. A programação do evento desta quarta-feira pode ser conferida abaixo:
Programação:
– Divulgação da Coleção Janea Kessler, ação que surge a partir da necessidade de potencializar o talento artístico feminino na comunicação e na publicidade. A coleção reúne obras de diversas artistas, estudantes e egressas dos cursos das áreas da comunicação. A exposição, que leva o nome da publicitária, artista, professora, diretora de arte e fundadora da agência Art & Meio, será itinerante e ocorrerá também de forma virtual e permanente, a partir do Instagram;
– Bate-papo com as acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM Alíssia Paz e Brenda Lopes, que relatarão a experiência na participação como embaixadoras do Clube de Criação de São Paulo, em 2022;
– Lançamento da Plataforma 50|50, uma rede de conexão entre mulheres (estudantes e profissionais recém-formadas) e o mercado (vagas de estágios, mentorias, consultorias, oportunidades de trabalho). O objetivo da plataforma é contribuir para a construção de ambientes laborais mais saudáveis e vagas mais inclusivas;
– Lançamento da cartilha “Comunicação + Plural”, integrante da Série “Extensão” da Pró-reitoria de Extensão da UFSM. A publicação oferece dicas para uma linguagem comunicacional mais representativa;
– Lançamento do livro “Abrindo Portas” (publicado pela Editora Facos-UFSM), que resgata a história dos 5 primeiros anos do Projeto 50|50, divulgando sua metodologia, para que estudantes, docentes e profissionais do campo da comunicação possam organizar o projeto nas instituições em que atuam.