Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Capes disponibiliza mais de 2 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

Fundação investirá até R$ 113,6 milhões em 2023. Candidatos têm até 13 de março para se inscrever



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o edital Nº 44/2022 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O processo de seleção interno dos doutorandos será realizado pelas instituições de ensino superior e irá até o dia 13 de março. O investimento previsto pela Capes é de até R$ 113,6 milhões para financiamento de até 2.035 bolsas. Os benefícios durarão de seis a 10 meses.

“O lançamento desta edição do PDSE, com mais de duas mil vagas para doutorado-sanduíche no exterior, mostra o compromisso cada vez maior da Capes na internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros, sempre visando ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira aos centros internacionais de excelência, com o objetivo de democratização e maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do país”, afirma Lívia Palumbo, diretora de Relações Internacionais da Capes.

O edital foi ao ar na edição de 21 de dezembro do Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da Capes.

O PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expandindo a colaboração com cientistas do exterior, além de aumentar a visibilidade da produção científica do país e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

Dentre os requisitos exigidos para participar estão a condição de brasileiro nato ou, se estrangeiro, possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Além disso, o candidato não pode possuir título de doutor, deve estar matriculado em curso de doutorado, com nota igual ou superior a quatro e não estar em situação de inadimplência com a Capes ou quaisquer órgãos da administração pública. A lista completa pode ser consultada no edital.

O processo de seleção interna será realizado integralmente pela instituição de ensino superior do candidato, de acordo com o seu plano de internacionalização, sendo responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente. Após aprovação no processo seletivo interno da instituição, o candidato deverá realizar a inscrição no formulário online disponível em aqui, dentro dos prazos estabelecidos pelo edital.

As pró-reitorias de pós-graduação ou equivalentes terão de 10 a 17 de abril de 2023, até as 17h, (horário oficial de Brasília) para homologar as candidaturas. Estas serão analisadas pela Capes a partir do dia 18 de abril de 2023. O início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro de 2023.

Texto: Coordenadoria-Geral de Comunicação Social da Capes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60931

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes