Flores produzidas pelo Projeto Flores para Todos decoram festa de formatura em escola de Dilermando de Aguiar
Girassóis e statice utilizadas na decoração foram produzidas pelos alunos
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No último sábado, 17, aconteceu em Dilermando de Aguiar a formatura da turma do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello. Na decoração do evento foram usadas flores produzidas pelos alunos do nono ano (girassóis) e do sexto e sétimo anos (statice) durante a 10ª fase do Projeto Flores para Todos.
“O evento foi a entrega de resultados de mais uma fase do Projeto a nível de Brasil”, explica o professor da UFSM Nereu Augusto Streck, Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad. “O resultado prático foi consequência de um planejamento que começou em maio deste ano com os estudantes, pais e mães, professores, equipe diretiva da escola e o escritório municipal da Emater de Dilermando. Durante oito meses os alunos se envolveram em todas etapas do cultivo das duas espécies de flores”, complementa Streck. “Na formatura tivemos o auge do esforço coletivo, com os pais vendo na prática o que os alunos produziram, encerrando com sucesso a 10ª fase do Projeto Flores para Todos nesta escola, conclui Nereu.
A Escola Valentim Bastianello ingressou no projeto Flores para Todos em 2019 com o jardim na frente da escola e gladiolos e na 10ª fase participou com statice e girassol de corte.
Os números da 10ª fase do projeto Flores para Todos que está em andamento em 8 estados brasileiros:
-Gladiolo: 18 famílias e 5 escolas em 21 municípios.
-Statice: 25 famílias e 6 escolas em 27 municípios.
– Girassol: 19 famílias e 4 escolas em 24 municipios.
– Dália: 5 famílias e 1 escola em 5 municípios.
– Ornithogalum: 3 famílias e 1 escola em 3 municípios.
Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.