A UFSM acaba de ingressar na Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP), que promove bolsas de estudos na América Ibérica em nível de mestrado, doutorado e mobilidade. A instituição está entre as 11 do Brasil que participam da associação, sendo uma conquista que surgiu da demanda da própria comunidade estudantil. A partir de agora, com a integração da UFSM neste meio, novas seleções para mobilidades estarão disponíveis, o que contribui positivamente no processo de internacionalização que a instituição consolida cada vez mais. Além disso, existe a possibilidade de dupla titulação e de doutorados colaborativos entre as universidades parceiras.
A AUIP foi fundada em 1987, visando “contribuir, com critério de qualidade acadêmica relevante, para a formação de professores universitários, científicos e profissionais a nível de pós-graduação e doutorado, em função das necessidades de desenvolvimento que possua cada país e da Comunidade Ibero-americana”. A associação abarca países da América que falam português e espanhol, além da Espanha e Portugal. Ao todo são quase 20 nações membros e mais de 250 instituições associadas.
A associação promove três tipos de bolsas de estudos: a de mobilidade, a de mestrado e a de doutorado. Todas as opções e detalhes de cada uma podem ser acessados neste link. As bolsas são voltadas para professores e pesquisadores, gestores de programas de pós-graduação e estudantes de pós-graduação. Para mobilidades, são oferecidas bolsas que variam de valor a depender da instituição. Para participar de um processo seletivo, o candidato deve estar atento aos prazos específicos de cada instituição e à quantidade de vagas disponíveis.
Com informações do Núcleo de Comunicação da SAI