Jardim Medicinal da UFSM é inaugurado no Campus de Palmeira das Missões

Como homenagem à sua atuação na UFSM, o jardim recebeu o nome da professora aposentada Amélia Moema Veiga Lopes

No dia 29 de novembro, foi realizada a cerimônia de inauguração do Jardim Medicinal da UFSM, no Campus de Palmeira das Missões. O local recebeu o nome de Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes, para homenagear a professora aposentada da UFSM. De acordo com a idealizadora do local, professora Tanea Maria Bisognin Garlet (bióloga, com atuação na área de botânica e fisiologia vegetal), a concretização do Jardim Medicinal foi um sonho que se tornou realidade. “Desde 2015, muito trabalho envolvendo acadêmicos, professores, servidores terceirizados e voluntários foi realizado para que culminasse na sua inauguração”, pontuou a docente.

A cerimônia de inauguração do Jardim Medicinal da UFSM ocorreu no dia 29 de novembro

A inauguração contou com a participação de diversos segmentos da comunidade de Palmeira das Missões, incluindo o prefeito, vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, professores municipais e estaduais, acadêmicos e docentes da UFSM, além de representantes parceiros do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e da comunidade em geral. “A cerimônia foi um momento de imensa felicidade e de muita gratidão, marcado pela presença da professora Amélia Moema Veiga Lopes, que deu nome ao Jardim Medicinal. Moema (como gosta de ser chamada) honra a sua homenagem, pois tem uma disposição e alegria contagiantes, além de vasto conhecimento no campo da botânica”, afirmou Tanea.

A ideia do espaço surgiu por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos na Campus da UFSM em Palmeira das Missões, explicou a pesquisadora. “Pensamos no Jardim Medicinal como um importante espaço para abrigar plantas de interesse medicinal e terapêutico e que possa servir de apoio ao desenvolvimento de ações educativas voltadas a escolas de educação básica, equipes de saúde, academia e comunidade em geral, proporcionando compartilhamento de experiências e oportunidade de aprendizado a todos”.

O vice-diretor do campus, professor Daniel Graichen, destaca que o projeto iniciou a partir de conversas entre docentes e técnico-administrativos em educação e, ao longo dos anos, foi crescendo em relevância, à medida que a docente levou a coleção de plantas rudimentares, aromáticas e medicinais para as escolas em projetos de extensão, divulgando o nome da universidade na comunidade local e regional. “Este é um local de aprendizado para os alunos tanto da Biologia, Nutrição e da Enfermagem, sobre os conhecimentos tradicionais de etnobotânica que podem ser aplicados na melhora da qualidade de vida das pessoas. O nome da professora Moema é muito simbólico para a UFSM, uma vez que ela foi uma das fundadoras do Jardim Botânico do campus sede e, agora, emprestando o nome ao Jardim Medicinal do Campus de Palmeira das Missões, completa este elo de formação de espaços”.

Graichen salienta que a expectativa é que o local seja um ambiente de aprendizado não só para a comunidade acadêmica, mas também para os estudantes das escolas municipais e estaduais do município e região, além de toda a comunidade. “A gente espera que, nos próximos anos, o Jardim Medicinal se consolide como um espaço para além da universidade, se tornando um jardim público e que outras pessoas continuem chegando à UFSM-PM a partir desses conhecimentos”, enfatiza.

Outros projetos ainda serão desenvolvidos ao longo do próximo ano, como a conclusão de algumas obras de arborização do jardim, e a construção de um meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão), projeto que tem a coordenação do professor Luiz Eduardo Pucci. “A viabilização desses projetos também vai completar este ciclo formativo em que as pessoas podem passar por todo este complexo de plantas aromáticas e medicinais e também pelos seus polinizadores”, completa o vice-diretor.

O Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes está aberto à visitação de escolas, instituições e comunidade em geral. Para agendamento e mais informações, deve-se entrar em contato através do e-mail tanea.garlet@ufsm.br ou por meio da página do Jardim Medicinal no Instagram.

Quatro obras de divulgação científica sobre plantas medicinais, produzidas para as séries Extensão e Cadernos de Extensão, podem ser conferidas aqui: Plantas Medicinais de Emprego Popular em Palmeira das Missões, Plantas Medicinais Nativas de Uso Popular no Rio Grande do Sul, Jardim Medicinal: Integrando Conhecimentos e Plantas medicinais nativas de emprego popular no Rio Grande do Sul.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões