A professora Verli Petri, do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, e os integrantes do projeto de extensão “Vivências: a produção de sentidos na Escola Paulo Freire” – que tem a participação de alunos de graduação e pós-graduação em Letras – se reunirão para o lançamento do Dicionário Compartilhado, fruto de encontros quinzenais do grupo com crianças e jovens da Escola Paulo Freire, durante o ano de 2022. No evento, estarão presentes alunos/autores do livreto, integrantes do corpo docente da escola e comunidade acadêmica. O lançamento será na próxima segunda-feira, às 9h, no miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Letras, localizado no prédio 16 do campus sede.
Destaca-se que a transformação do dicionário compartilhado em livro impresso aconteceu em razão do apoio do Departamento de Letras Vernáculas e da direção do Centro de Artes e Letras da UFSM. Foram impressos 60 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente aos envolvidos no projeto e autografados pelos autores no dia do lançamento. Posteriormente, será disponibilizado gratuitamente em formato PDF para os interessados em conhecer o trabalho.
O projeto – A elaboração de verbetes de maneira compartilhada deu forma ao dicionário, dando voz aos estudantes e desenvolvendo estratégias de leitura e escrita, conforme o objetivo do projeto, que visa provocar a produção de verbetes para compor com os alunos um dicionário compartilhado com palavras e sentidos que circularam no grupo social ao qual pertencem, ao longo do ano. Verbetes como “corpo”, “pódio” e “sonho” foram produzidos durante os encontros, nos quais os sentidos eram evocados a partir da experiência de estar junto, de criar algo compartilhado. Ao todo, foram elaborados 36 verbetes em que a ortografia proposta pelos alunos foi preservada.
Além dos sentidos em circulação no cotidiano, foi realizada a ampliação da temática para promover reflexões sobre como as palavras tiveram alterações de sentidos durante a pandemia do novo coronavírus, atendendo também a um dos objetivos de um projeto de pesquisa maior, coordenado pela professora Verli Petri e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As atividades do projeto consistiram em momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação contínua, buscando a realização de atividades lúdicas de leitura e produção textual que provocassem a interação com o grupo. Integrando o roteiro de atividades, os alunos realizaram uma visita cultural à UFSM, na qual foi possível conhecer uma exposição de arte, a Biblioteca Central, o Planetário e o Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem.
Como balanço final do projeto no ano de 2022, foi avaliado que crianças e jovens puderam experimentar o lugar de autoria, sentiram-se ouvidos pela universidade, ao mesmo tempo em que os integrantes do projeto e a professora Verli Petri puderam desenvolver atividades e aprender com eles.