Música e gastronomia italiana no lançamento do XXVII Festival Internacional de Inverno

Foi no Salão Paroquial de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, que aconteceu o primeiro evento oficial do Festival Internacional de Inverno da UFSM de 2012. Na noite de 13 de junho, o salão ficou lotado de autoridades locais, imprensa, comunidade de Vale Vêneto e público em geral para acompanhar a cerimônia de lançamento.

Às 20h30min, com os lugares preenchidos, o mestre de cerimônias deu boas vindas aos 230 presentes, iniciando o lançamento do XXVII Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria e da XXVII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

O Padre Valentin Pizzolato, pároco de Vale Vêneto, convidou os presentes para um momento de espiritualidade, através da leitura de um Evangelho, que foi encerrada com uma salva de palmas.

O coordenador da Semana Cultural Italiana, Luis Pivetta, falou em nome da comunidade, que recebeu com alegria e satisfação os presentes. E ressaltou que os dois eventos compõem “um jeito especial de valorizar a música própria e o folclore italiano; um jeito especial de ensinar e servir”. Lembrou também os responsáveis pelo Festival que acontece há 27 anos. “Pe Clementino Marcuzzo tinha objetivo de difundir a cultura italiana, Alzira Severo queria proporcionar o ensino e o contato com a música erudita: dois visionários.”

Para saber mais sobre a história do Festival de Inverno e Semana Italiana, CLIQUE AQUI.

A professora Vera Vianna, coordenadora do Festival, destacou que o trabalho de organização não é feito por somente uma pessoa, mostrando a importância do trabalho em conjunto com a comunidade de Vale Vêneto, tanto para o evento musical quanto para o gastronômico.   Vera, que retornou à coordenação há dois anos, conta que por gostar de música acompanhou anualmente os festivais mesmo sem fazer parte da organização do evento.  Para a professora, o Festival já demonstra que será um sucesso, já que há bastante procura dos alunos para inscrição. E, um diferencial atrativo é a divulgação online: “Esse ano está tendo bastante envolvimento de alunos pelo Facebook e por e-mail”.

O reitor da UFSM, professor Felipe Müller, destacou em sua fala a importância histórica e cultural do evento, lembrando que o Festival de Inverno acontece há 27 anos, ou seja, mais da metade da história da UFSM. O reitor falou, ainda, que levar música de qualidade é um desafio, e proclamou que está se iniciando “o maior Festival de Inverno de todos os tempos”. Um exemplo disso é que na sexta-feira da semana do Festival, haverá um recital também em Silveira Martins, no auditório da UFSM.

A prefeita do Município de São João do Polêsine, Denise Milanesi, destacou que o Festival de Inverno e a Semana Cultural Italiana são uma oportunidade de juntar cultura, gastronomia e comércio. Segundo ela, a união entre o tripé: UFSM, prefeitura municipal e a comunidade de Vale Vêneto, garante o sucesso do evento. Para a prefeita, a parceria é uma oportunidade de a localidade expor e vender seus produtos (produtos coloniais e artesanatos), bem como uma oportunidade de lazer, através dos shows e da gastronomia característica da região.

Para finalizar a solenidade, o Quarteto de Madeiras, composto por João Batista Sartor (flauta transversal), Lucius Mota (oboé), Guilherme Garbosa (clarineta) e Glaubert Nuske (fagote), prendeu a atenção do público com uma emocionante performance, exemplificando a qualidade da música erudita.

Após a cerimônia de lançamento, aconteceu o tradicional jantar para o público presente. Segundo o Presidente do Conselho Paroquial de Vale Vêneto, Milvo Vizzotto, isso foi uma amostra do que será a Semana Cultural.

Você pode acompanhar toda a cobertura do Festival Internacional de Inverno da UFSM pelo site do Festival, pelo perfil no Facebook   e página no Twitter. Todos estão convidados para comparecer em Vale Vêneto durante a semana de 29 de julho a 5 de agosto para prestigiar  e aproveitar o evento que ocorrem em paralelo Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

Repórter:

Patricia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau