Professor de Química apresenta palestra em Semana de Química da UTFPR

Érico Flores ministrou palestra sobre "Uso de Micro-ondas e Ultrassom como Alternativas para a Intensificação de Processos Industriais"

Durante os dias 24 e 27 de outubro aconteceu a VI Semana Acadêmica de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Campus de Medianeira). O professor dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ), Érico Flores, foi convidado para ministrar palestra no evento.

Érico apresentou a palestra virtual no dia 26, intitulada “Uso de Micro-ondas e Ultrassom como Alternativas para a Intensificação de Processos Industriais”. Em sua fala, o docente relatou os principais avanços relacionados uso de tecnologias alternativas, com ênfase para o uso de micro-ondas e de ultrassom, para a melhoria de processos industriais diversos como o setor de petróleo e petroquímica, alimentos e tratamento de efluentes.

Érico é professor do departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas e foi convidado pelos organizadores do evento em vista de sua contribuição científica e qualidade dos artigos publicados em periódicos de relevância internacional. Atua em diversas áreas da Química Analítica com ênfase em tecnologias de preparo de amostras para análise por técnicas de cromatografia e de espectrometria atômica, uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM.

O LAQIA tem atuado nas áreas de ensino (graduação e pós-graduação) e em pesquisa com diversas contribuições relevantes na área de preparo de amostras e, em especial, envolvendo métodos de combustão Iniciada por micro-ondas (sistema desenvolvido e patenteado por pesquisadores do LAQIA) e de sistemas de decomposição combinando o uso da radiação micro-ondas e ultravioleta em sistemas herméticos, destacando as vantagens frente aos métodos tradicionais. Em vista das importantes contribuições científicas, os pesquisadores do LAQIA tem recebido convites para apresentação de palestras no Brasil e no exterior nos últimos anos (França, Itália, República Tcheca, Uruguai, entre outros), o que é um reflexo da inserção internacional dos grupos de pesquisa da UFSM.

Além do prof. Érico, os seguintes pesquisadores trabalham no LAQIA e CEPETRO: Aline Muller, Cezar Bizzi, Darliana Souza, Edson Muller, Fábio Duarte, José Neri Paniz, Jussiane Silva, Paola Mello e Rodrigo Bolzan. Conta ainda com a colaboração do professor Juliano Barin (Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos/CCR) e de diversos alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-DQ/CCNE).