Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sessão de Cinema da TV Campus homenageia Carlos Reichenbach



 

Nesta quinta, 14 de maio, dia em que completaria 67 anos, faleceu o cineasta Carlos Reichenbach. Famoso como diretor do chamado cinema independente ou “marginal”, Reichenbach, gaúcho de nascimento mas que construiu toda uma carreira em São Paulo, dirigiu 22 filmes. Independente do adjetivo, o Carlão como era conhecido, fazia cinema diferenciado e da mais alta qualidade.

O último foi “Falsa Loura” (2007). Entre os outros títulos, estão “Garotas do ABC”, “Dois Córregos”. Seu maior filme, de acordo com muitos críticos, foi “Lílian M.: Relatório Confidencial”, de 1975. Seu maior sucesso foi “A Ilha dos Prazeres Proibidos”, que fez 4,5 milhões de espectadores em 1979. Defensor intransigente do cinema nacional, exibia filmes raros no CineSESC São Paulo.

Como homenagem, o programa "Sessão de Cinema" da TV Campus (Santa Maria – RS)  apresenta neste sábado (16), às 22h (reprise no domingo, 17 de junho, às 17h)  "Lilian M: Relatório Confidencial" , com direção de Carlos Reichenbach, e indicação etária de 16 anos.

O filme – além da exibição pela TV Campus da UFSM, canal 15 da Net – Santa Maria  – poderá ser assistido pela web: http://w3.ufsm.br/tvcampus/.

Sinopse:

Lilian narra sua história a um repórter (?) e nos revela detalhes de uma vida calcada pelo acaso, em ritmo de aventura. Sabemos tratar-se de um flashback e este nos conduz por uma reunião de tipos que atravessam a vida da moça. Estes lhe impõem limites, os quais ela ultrapassará (do campo à cidade, da miséria à riqueza, da família ao prostíbulo). A singeleza de seu marido, em conflito com os personagens seguintes são o resumo da trajetória, pois mil mulheres se apresentam aos desafios. Ela conhece um sujeito nervoso e loquaz que a leva para a cidade de Fusca; noiva com um figurão grotesco e bondoso; o filho do figurão a atormenta; ela busca outros parceiros, tão "machos" quanto os primeiros. Em sua saga contra os tipos mais estranhos ela se apresenta como mil Lilians que contornam todas as intempéries. E no entanto, ainda é Lilian, minhoca da terra, curiosa, que escolhe os homens e os "compreende" como a um bando de crianças. Lilian M, pois, é a história da vida de uma moça que resiste, não raro com "facilidade", graças à sua multiplicidade e perspicácia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-6026

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes