Entre os dias 27 e 28 de outubro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou o X Fórum Gaúcho do Envelhecimento Humano e II Simpósio de Biogerontologia. O evento reuniu pesquisadores, professores, profissionais da área e a comunidade para discutir o envelhecimento saudável.
Fernanda Barbisan, que trabalhou na organização do Fórum, destaca que o objetivo foi difundir conhecimentos sobre esse processo. “A população está envelhecendo cada vez mais, e o grande desafio é o envelhecimento saudável. Viver por mais tempo e com mais saúde”, relata. O evento incluiu palestras e atividades de extensão voltadas ao público idoso, como oficinas de ioga, dança, bons hábitos alimentares e saúde mental. A novidade desta edição foi a exposição de trabalhos científicos que discutiam o tema, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM. “Eu acho muito importante discutir o envelhecimento humano para que a gente possa ter qualidade de vida. Isso nos dá força”, comenta Odete Silveira, participante do evento.
Além disso, parte da programação também foi pensada para o público em geral, de diferentes faixas etárias. Isso porque um dos propósitos do Fórum foi destacar que o processo de envelhecimento humano precisa ser uma preocupação de todos. “Para que possamos ter uma qualidade de vida boa aos 60 ou 70 anos, a gente tem que começar a construir tijolinhos o mais cedo possível porque hoje sabemos que o envelhecimento saudável depende de uma vida com qualidade”, destaca Fernanda.
A iniciativa foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM e pelas 14 universidades que integram o Fórum Gaúcho de Envelhecimento Humano, grupo que há mais de 20 anos se encontra para discutir e compreender o panorama do envelhecimento no Brasil e no mundo.
Para conferir registros do evento, assista a matéria da TV Campus:
Texto: Thais Immig, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista
Reportagem: TV Campus