A missão dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para o Geoparque Quarta Colônia está chegando ao fim. Ao longo desta semana, o geógrafo Ángel Hernandéz e a geóloga Helga Chulepin visitaram diversos pontos turísticos da região central do estado e puderam acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido no local.
No segundo dia de missão, os avaliadores da UNESCO passaram por no Geossítio São Luiz, em Faxinal do Soturno. Em seguida, partiram para São João do Polêsine, onde fica o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa). Na parte da tarde, outros municípios de importância científica e cultural da região foram visitados, como Valê Veneto e Restinga Sêca, onde, além de apresentação de empreendimentos e da estação férrea, houve espetáculo da Comunidade Quilombola São Miguel dos Carvalhos. Em Agudo, conheceram o Mirante do Cerro da Figueira e a Casa da Charlotte, Casa Museu criada pelo Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo (ICBAA). A estimativa é de que 150 quilômetros foram percorridos pela equipe nesta terça.
Na quarta-feira (26) os avaliadores foram à Pinhal Grande, em visita embarcada na Usina Itaúba, nas Escarpas Alagadas. O próximo destino foi a cidade de Nova Palma, onde fica o Mirante da Barragem de Dona Francisca, o Centro Cultural e Centro de Pesquisas Genealógicas e o Balneário Municipal Atílio Aléssio. Também participaram de mostra de artesanato e produtos Progredir, além de acompanharem a apresentação da Orquestra Recanto. Projeta-se que 203 km foram trilhados no terceiro dia.
Hoje, 27, no último dia de visitação dos avaliadores, ocorrerá reunião na UFSM com o reitor, Luciano Schuch. Também está previsa uma reunião de reunião de feedback com equipe responsável pelo prejeto. Na parte da tarde, Ángel Hernandéz e Helga Chulepin visitarão a sede do governo estadual, o Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Confira alguns registros dos últimos dias de visitação.
Fotos: Cleusa Jung/Divulgação Geoparque