Acadêmico expõe obras de serigrafia no Uruguai

Ao longo do ano de 2011, Rômulo Eisinger Guimarães desenvolveu uma pesquisa em impressões serigráficas com textura, sob orientação da professora Lusa Aquistapasse, responsável pelo ateliê de Serigrafia da UFSM. Os resultados desta investigação serão apresentadas na exposição "Las victorias de Venus y Samotracia", no Ateliê "Cerâmica do Carrito", em Montevidéo, Uruguai.

Atualmente, Rômulo está em intercâmbio estudantil pelo programa Escala/AUGM, no Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes, Uruguai. Para ele, expor em Montevidéo representa bem a troca de conhecimentos que o programa Escala propõe e propicia.

A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de Universidades públicas, autônomas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que tem como um de seus objetivos a interação com a sociedade em seu conjunto, difundindo os avanços do conhecimento. O programa Escala estudantil, por meio de um intercâmbio acadêmico e cultural, permite um melhor conhecimento da diversidade e das particularidades dos diferentes sistemas de Educação Superior instalados.

Além de serigrafias, a exposição apresentará pinturas desenvolvidas durante o intercâmbio. O ateliê Cerâmica do Carrito surgiu em 1972, criado por um grupo de professores da Escuela Nacional de Bellas Artes da Universidad de la Republica, preocupado com a investigação e ensino artístico, realiza exposições e atividades artísticas no interior do Uruguai, Brasil, Suécia, Dinamarca e Espanha.