Após 877 dias desde o anúncio da paralisação das atividades do Universitário Rugby (URSM) devido à pandemia de Covid-19, a equipe da UFSM irá disputar uma partida oficial válida pelo Campeonato Gaúcho de Rugby 2022. Com o objetivo de começar o torneio com o pé direito, o time visita o Centauros Rugby, em Estrela, neste domingo (7), às 15h. Vale destacar que, neste ano, os clubes já se enfrentaram em um amistoso que terminou com o placar de 53 a 12 a favor do adversário.
Em 2020, com o surgimento de casos de Covid-19, a Federação Gaúcha de Rugby determinou que, naquele ano, a competição seria cancelada, acabando com o sonho do URSM, que, na temporada anterior, finalizou com o vice-campeonato. Dessa forma, a edição de 2022 marca o retorno das práticas oficiais da modalidade em solo estadual.
Os santa-marienses começaram a treinar em março deste ano e, como forma de preparação para a reestreia nos gramados, disputaram amistosos contra equipes de cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Além do jogo contra o Centauros, o Universitário Rugby recebeu o Arlequines RC, de Rivera, com o qual empatou em 10 a 10.
Para Bryan Backes, treinador, presidente e atleta do URSM, as partidas não-oficiais ajudaram o elenco tanto na questão de preparação física, como também na mental, de se sentir animado com a prática do esporte. Além disso, mesmo sem saber o ritmo dos outros clubes e acreditando que ainda tem o que melhorar dentro de campo, crê que irão apresentar um bom desempenho ao longo do campeonato. “Espero que a gente consiga apresentar um bom rugby. Porém, vai depender muito também do ritmo das equipes que estão jogando. A gente entende que ainda está muito atrás de outras equipes”, disse Backes.
O clube, que já tem mais de 10 anos de existência, tem sido apoiado pela Universidade na construção do projeto e na ampliação da equipe dentro do cenário de rugby a partir do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), assim como os demais grupos esportivos da instituição. Para Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do NIEEMS, “a Universidade ser representada no rugby é mais um braço forte da Instituição nas ações esportivas, baseando-se em todos os valores que o próprio esporte ensina e que vai totalmente ao encontro de uma universidade pública plural, que busca o envolvimento pleno na sociedade, como a UFSM”.
A equipe não é formada apenas por alunos da Universidade. Ou seja, para fazer parte do elenco, não precisa estar associado de alguma forma à UFSM, basta fazer contato com o Universitário Rugby pelas redes sociais e se interessar em aprender as regras e valores do excêntrico esporte.
Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Foto: Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista