Docentes, mestres e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGArt) da UFSM estão participando da exposição “Margens da Cidade/Márgenes de Ciudad”, em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília (DF). A exposição coletiva reúne artistas brasileiros e espanhóis e é fruto da parceria entre o Centro de Investigación Arte y Entorno, da Universitat Politécnica de València (UPV), Espanha, com o PPGArt. A ação é coordenada pelas professoras Paula Santiago, da UPV, e Helga Corrêa, da UFSM, e integra o Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt-UFSM), subprojeto “Memória e Tecnologias”.
A exposição faz parte do projeto I+D “Humanidades ecológicas y transiciones ecosociales. Propuestas éticas, estéticas y pedagógicas para el antropoceno”, que tem o reconhecimento da Agencia Estatal de Investigación do Governo da Espanha.
Junto à exposição, foi lançado um catálogo com textos de pesquisadores de ambos os países, com imagens de todas as obras da exposição e apontamentos realizados por todos os artistas participantes.
Realizada pela Embaixada da Espanha no Brasil, a exposição foi inaugurada no dia 21 de julho e recebe visitações até o dia 4 de setembro.