Durante o mês de junho, o Projeto Flores para Todos realizou duas ações com agricultores famíliares em Cachoeira do Sul.
A primeira das atividades foi o Roteiro Técnico sobre Dálias de corte, que entregou resultados inéditos de um ano de cultivo de planta em uma propriedade de Agricultures Famíliares.
De acordo com o professor Nereu Augusto Streck, coordenador do evento, o objetivo destes ensaios é identificar as melhores cultivares para serem plantadas no Sul do Brasil. Além disso, estas dálias tem características especiais para serem usadas em arranjos florais e foram testadas em vários locais do estado, incluindo Cachoeira do Sul. Participaram do Roteiro Técnico extensionistas de vários municípios do Rio Grande do Sul que lideram o Projeto Flores para Todos junto às famílias rurais.
A segunda ação realizada foi uma Oficina Técnica sobre confecção de buquês, também em Cachoeira do Sul, para agricultores familiares. Desde o mês de abril esta já foi a quinta Oficina Técnica sobre buquês do projeto Flores para Todos no Rio Grande do Sul.
Segundo o Professor Nereu, que ministrou a Oficina Técnica, essas atividades fazem parte da fase avançada do Projeto Flores para Todos e estão sendo realizadas com os primeiros produtores que ingressaram na iniciativa, em 2018. “As famílias de produtores aprenderam o cultivo das flores nestes quatro anos e agora o Projeto está qualificando e profissionalizando elas com as técnicas mais modernas e usadas mundialmente na arte floral para agregar valor às flores produzidas na propriedade. Após passarem por este treinamento, as agricultoras estão aptas a serem empreendedoras e aumentar a renda da sua família” explica Streck. O Reitor da UFSM Professor Luciano Schuch prestigiou a Oficina Técnica e recebeu buquês feitos pelas agricultoras durante o evento.
Para conhecer e acompanhar o Projeto Flores para Todos em todo Brasil, basta seguir as redes sociais PhenoGlad em todas as plataformas digitais.
Com informações e fotos da equipe PhenoGlad