A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) deu início a uma série de visitas a todas as unidades de ensino da UFSM e também aos campi fora da sede, com o objetivo de apresentar as propostas da nova gestão para a internacionalização da universidade. Os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves (secretário de Relações Internacionais da UFSM) e Júlio César Cossio Rodriguez (assessor do Gabinete do Reitor na SAI) estão realizando essas visitas, junto a membros da equipe da SAI, onde além de apresentar as diferentes estratégias e formas de atuação que estão sendo adotadas visando à internacionalização, também realizam a abertura de um espaço para o diálogo, para que direção e docentes ligados aos programas de pós-graduação dos centros possam relatar as suas experiências e expor as principais dificuldades enfrentadas em relação ao tema.
A primeira visita aconteceu no dia 24 de maio, no Centro de Artes e Letras (CAL). Na ocasião estiveram presentes o diretor do centro, Prof. Claudio Antônio Esteves, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Prof. Gil Roberto Costa Negreiros, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Profa. Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, além de docentes ligados a estes dois programas. Após as apresentações dos Profs. Paulo Bayard e Júlio César Rodriguez, os docentes do centro aproveitaram o espaço para comentar sobre as dificuldades enfrentadas para realizar a internacionalização dos seus programas, tais como a falta de recursos financeiros para a participação em eventos, e a falta de uma estrutura de acolhimento e atratividade para a vinda de pesquisadores estrangeiros. Os docentes também parabenizaram a iniciativa e comemoraram a aproximação da SAI com a realidade enfrentada no centro.
Já na manhã do dia 27 de maio, os professores Paulo Bayard e Júlio César Rodriguez, representaram a SAI em uma visita ao campus da UFSM em Frederico Westphalen. Os dois foram recebidos no Centro de Convivência pela Vice-Diretora do Campus, Profa. Eliane Pereira dos Santos. Durante a apresentação, foi discutida a internacionalização dos cursos de pós-graduação do campus de Frederico Westphalen, em um processo semelhante ao que aconteceu no campus sede, onde discutiram perspectivas de internacionalização para os programas de pós-graduação e uma possível aproximação do órgão com o campus Na reunião estiveram presentes o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Prof. Volmir Sergio Marchioro, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente, Prof. Genésio Mário da Rosa, e demais docentes dos programas.
Ainda na tarde do dia 27, os dois representantes da SAI viajaram até Palmeira das Missões, onde foram recebidos pelo Diretor do Campus, Prof. Luiz Anildo Anacleto da Silva. A reunião abordou as mesmas pautas das reuniões anteriores e contou com a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Prof. Tiago Zardin Patias e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, Profa. Marinês Tambara Leite, além de demais docentes dos programas.
As próximas reuniões estão programadas para acontecerem nos dias 21 de junho, com o Centro de Tecnologia, 23 de junho, com o Centro de Educação, 28 de junho, com o Centro de Educação Física e Desportos, e no dia 30 de junho, com o Centro de Ciências da Saúde.
Texto e fotos: Núcleo de Comunicação da SAI