UFSM assina convênio de cooperação pioneiro com o IBGE

Entre os objetivos estão a realização do Censo Demográfico 2022 e de seminários e treinamentos para cursos da UFSM

Foto colorida horizontal mostra nove pessoas sentadas em volta de uma mesa, tendo um banner da UFSM ao fundo e de outro lado uma janela. Todos usam máscaras
Reunião ocorreu na tarde de quarta-feira (30), no prédio da Reitoria

Na tarde desta quarta-feira (30), a UFSM firmou um convênio de cooperação com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do primeiro convênio do IBGE com uma universidade. Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE/RS, José Renato Braga de Almeida, esta é uma parceria pioneira, e ele espera que dê o exemplo de que é possível agregar benefícios para ambos os participantes.

Jaciele Sell, coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), afirmou durante a reunião que essa aproximação agrega todos os âmbitos da universidade, pois, ao fazer extensão, é necessário primeiro conhecer a comunidade, e as informações fornecidas pelo IBGE são essenciais para isso. Os treinamentos que serão ministrados pelo IBGE são um exemplo de ensino, e as estatísticas que serão disponibilizadas serão utilizadas na pesquisa feita pela Universidade.

O período de vigência do projeto é de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2027, podendo ser prorrogado. Os objetivos principais são: realizar o Censo Demográfico 2022; ministrar treinamentos sobre sistemas do IBGE, bem como seminários sobre suas pesquisas; fornecer informações estatísticas e geocientíficas a serem produzidas pelo IBGE, sobre o município, para atividades de ensino, pesquisa e extensão; dar apoio para decisões das atividades de extensão por meio de dados e informações do país, dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Para isso, a UFSM cederá ao IBGE as salas nº 301, 302 e 303, no 3º andar do Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (prédio da Antiga Reitoria) da UFSM. Nestas salas serão instalados quatro postos de coleta do Censo Demográfico 2022. Por sua vez, o IBGE verificará a disponibilidade de doação de smartphones e outros bens ociosos e que sejam de interesse da UFSM.

O IBGE disponibilizará treinamento sobre o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) para cursos do ensino superior que utilizem informações do IBGE, e ministrará seminários com temática de pesquisas estatísticas sociais, demográficas ou econômicas de responsabilidade do órgão. Também disponibilizará acesso à UFSM a uma vasta gama de estatísticas sobre a realidade brasileira em vários formatos de produtos (publicações, tabelas e arquivos de dados).

O IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, as quais atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. Além dos questionários aplicados com periodicidades diversas, o IBGE é o responsável por realizar o Censo Demográfico, aplicado a cada 10 anos. A coleta de dados do Censo atual foi adiada, em decorrência da pandemia de Covid-19, e será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do país.

Participaram da reunião de assinatura do convênio a vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime; José Renato Braga de Almeida, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande Do Sul; Leonardo de Almeida Saboia, gerente de Planejamento e Gestão da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Sul; Luis Eduardo Azevedo Puchalski, coordenador operacional do Censo Demográfico 2022 no Rio Grande do Sul; Mário De Ávila, coordenador de Área de Santa Maria do Censo Demográfico 2022; Bruno Freitas da Silva, técnico em Informações Geográficas e Estatísticas; professor Rafael Lazzari, pró-reitor de Planejamento da UFSM; professora Vera Portinho Vianna, pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora de Cultura e Arte; Jaciele Carine Sell, coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da PRE; e Ana Paula Perlin, coordenadora do convênio pela UFSM/PRE.

Texto: Ana Laura Mayumi Soares Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista