Na manhã desta sexta-feira (18), a equipe do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário de Santa Maria realizou de forma inédita um transplante haploidêntico. Trata-se de uma modalidade de transplante em que o doador e o receptor são parcialmente compatíveis (50%).
O caso é de um paciente diagnosticado com leucemia há 3 anos e meio. João Paulo Pasa, de 65 anos, é servidor público da prefeitura de Santa Maria e passou por 8 internações no HUSM para quimioterapia e radioterapia. A necessidade transplante de medula óssea foi confirmada em 2020 e o procedimento foi possível graças a compatibilidade encontrada na filha, Naiana Munarini Pasa.
O procedimento envolveu cerca de 15 profissionais no bloco cirúrgico, com uma equipe médica composta pelos doutores Gustavo Brandão Fischer, Juliana Chiodele Salvador e a médica residente Gabriela Belaver.
O paciente ficará internado por 30 dias para acompanhamento clínico. O Husm realiza transplantes de medula deste os anos de 1990, totalizando 326 procedimentos até o momento.
Mais detalhes sobre o procedimento cirúrgico, a história do paciente e a equipe envolvida no procedimento podem ser conferidos na reportagem do site da EBSERH.