No dia 8 de dezembro foi divulgado o Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), edição de 2021. O ranking é uma realização da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, que desde 2016 tem o objetivo de identificar práticas e iniciativas que incentivam o empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, auxiliando no desenvolvimento da sociedade, por meio de ações inovadoras. A UFSM foi destaque no eixo de avaliação “Cultura Empreendedora”, com a quinta colocação nesta categoria. Na classificação geral, a universidade foi a 21ª colocada.
O RUE avaliou 126 universidades nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, três a mais do que a edição de 2019. O ranking geral considera três indicadores: além de cultura empreendedora, avalia-se inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.
O ranking considera uma universidade empreendedora aquela que está inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. Instituições que promovem uma cultura empreendedora incentivam a proatividade da comunidade acadêmica no desenvolvimento de habilidades e na solução de problemas, assumindo riscos e aproveitando as oportunidades.
A UFSM está no top 5 das universidades brasileiras que mais promovem uma cultura empreendedora na comunidade acadêmica, atrás apenas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Ceará, 1º lugar), da Universidade Federal de Viçosa (2º lugar, Minas Gerais) e Universidade de São Paulo e Universidade de Uberaba (MG), empatadas em 3º lugar.
Na definição das universidades de maior cultura empreendora, o RUE considera quatro indicadores: postura empreendedora discente, Avaliação da Matriz Curricular, Postura empreendedora docente e Postura empreendedora avaliação remota, avaliada por meio de perguntas sobre a adaptação dos docentes para o ensino, a dificuldade e os métodos de avaliação, o nível de aprendizado e disciplina dos discentes e o apoio da universidade na transição para o remoto em razão da pandemia de Covid-19.
O resultado positivo na dimensão Cultura Empreendedora é resultado de um trabalho direcionado pela estratégia da UFSM, que envolve a atuação de docentes, discentes e técnicos administrativos em direção ao desenvolvimento local, regional e nacional. A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) têm papel fundamental na promoção da cultura do empreendedorismo na UFSM,
A AGITTEC é responsável por gerenciar as incubadoras tecnológicas, promovendo diretamente o empreendedorismo, e, além disso, foi a criação da Agência que fortaleceu a defesa pela inserção do empreendedorismo como uma disciplina dos cursos de graduação da UFSM, dando origem à disciplina Atitude Empreendedora, ofertada em diferentes cursos da instituição, por professores de diferentes áreas com o objetivo de desenvolver e ampliar o “olhar empreendedor”.
A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) também exerce um impacto fundamental na promoção e disseminação da cultura empreendedora na UFSM, realizando uma diversidade de ações direcionadas ao desenvolvimento social, assim como o gerenciamento das Empresas Juniores e da Incubadora Social.
Universidade aposta no investimento em infraestrutura para a inovação
O RUE 2021 destacou a UFSM como um exemplo em políticas de inovação e empreendedorismo entre as universidades brasileiras. Com recursos obtidos através de um Termo de Execução Descentralizada (TED) Inovação no valor de R$ 1 milhão, repassado pelo Ministério da Educação para as universidades mais bem ranqueadas em 2019, a UFSM tem aplicado em investimentos relacionados ao empreendedorismo e à inovação.
Destacam-se os investimentos em infraestrutura, como a nova sede da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), obras de reestruturação na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e a construção de salas inovadoras em seis locais: campus de Cachoeira do Sul, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Educação (CE), ITSM e Pró-Reitoria de Extensão (PRE), em uma sala no prédio da antiga Reitoria, no centro de Santa Maria.
Com as salas inovadoras, diferentes áreas do conhecimento terão acesso a uma infraestrutura para iniciativas empreendedoras, não somente empresas juniores, mas empreendedorismo social e cultural. O pró-reitor de Extensão da UFSM, professor Flavi Lisboa Filho, lembra que que as inovações dentro da Universidade não são apenas tecnológicas, mas também sociais: “entendemos que a inovação irá acontecer por meio da cultura empreendedora”. Desde 2016, a UFSM conta com a Incubadora Social, voltada à articulação da execução de projetos concebidos a partir de demandas locais e regionais, com foco em sustentabilidade socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para coletivos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária.
Atualmente, a universidade possui 21 empresas juniores em funcionamento. Segundo números da Agittec, o número de empresas incubadas saltou de 13, em 2016, para 40 em 2021, com um faturamento de R$ 6,3 milhões no primeiro semestre e perspectivas para que chegue a R$13 milhões no encerramento do ano. Além disso, são 192 projetos de Transferência de Tecnologia em vigência na universidade.
Reportagem: Katiana Campeol, estagiária de Jornalismo na Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira, jornalista da Agência de Notícias da UFSM