Professoras das Letras e tradutoras da SAI realizam encontros sobre formação de tradutores

Os encontros acontecem aos sábados, das 10h às 12h, via Google Meet

O curso de extensão Formação Inicial de Tradutores (concluído há poucos dias), desenvolvido por professoras do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e tradutoras da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, terá cinco encontros abertos a todo o público, via Google Meet, com início no dia 6 de novembro. Os encontros acontecem aos sábados, das 10h às 12h, e os participantes ganharão certificado por atividade. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail cursotraducao@ufsm.br.

Programação:

6 de novembro – Editores e a Tradução: mesa-redonda com André Conti, da editora Todavia, Fabiano Denardin, da editora Panini, e Lielson Zeni, da editora Darkside Books.

20 de novembro – A Pesquisa em Tradução: mesa-redonda com os professores José Antonio Sabio Pinilla, da Universidad de Granada (Espanha), e Walter Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina. O primeiro vai ministrar a palestra “Breve percurso pela história da teoria da tradução”, enquanto que Costa vai proferir a palestra “Escrevendo um verbete de história da tradução no Brasil: questões de método”.

27 de novembro – Perspectiva Histórica da Tradução na UFSM: mesa-redonda com as ex-professoras da UFSM Vera Maria Xavier dos Santos e Helga Prade.

4 de dezembro – Apontamentos sobre a Autoria no Processo Tradutório: palestra com a professora Solange Mittmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11 de dezembro – Encontro de encerramento: mesa-redonda com as professoras do curso: Amy Lee, Angélica Thomazine, Daniela do Canto, Luciana Montemezzo, Maria Clara Carneiro, Mônica Stefani e Neiva Graziadei.