Cinco projetos foram apresentados no Fórum de Extensão de Palmeira das Missões

Em sua 8ª edição, o fórum ocorreu na última quarta-feira (20), com transmissão via Youtube

Na última quarta-feira (20), foi realizado o 8º Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM Campus Palmeira das Missões, promovido pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da Pró-Reitoria de Extensão. Diferentemente da 7ª edição, realizada no primeiro semestre (voltada para alunos e servidores da instituição), dessa vez o evento foi aberto à comunidade externa, com transmissão ao vivo via Youtube, com o intuito de dialogar com a comunidade e expor os trabalhos de extensão desenvolvidos na universidade. O evento, que acontece semestralmente nas cidades-sede da UFSM, visa a fortalecer o papel social da instituição, ouvindo as demandas da sociedade e articulando saberes e práticas na resolução de demandas em nível local e regional.

Durante o fórum, foi apresentada a Plataforma de Coleta de Dados, que alinha o Fórum Regional Permanente de Extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os dados coletados na plataforma, vão servir como base para o direcionamento de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex), da UFSM.

O evento contou com a presença, na sala virtual, do diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, do pró-reitor de Extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, e do pró-reitor adjunto de Extensão, professor Rudiney Pereira, além de professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. No primeiro momento do evento, as autoridades tiveram um espaço de fala e depois foi iniciada a apresentação de algumas ações de extensão da UFSM Palmeira das Missões.

Nesta edição do fórum, foram apresentados cinco trabalhos:

Consulta em Puericultura: Contribuições para a Saúde, Serviço e Formação, coordenado pelo professor Leonardo Bigolin Jantsch. O projeto é voltado para o curso de Enfermagem e tem como objetivo principal fortalecer e realizar consultas em puericultura (atendimento às crianças recém-nascidas e com até 12 anos de vida) nas Unidades Básicas de Saúde de Palmeira das Missões. Atualmente, o projeto está presente em três Estratégias de Saúde da Família (ESF) no município.

Programa de Educação para o Trabalho (PET) Saúde/Interprofissionalidade, apresentado pela professora Fernanda Sarturi. O projeto tem como objetivo inverter a lógica do ensino tradicional, a fim de aproximar os estudantes ao campo prático da rede de atenção à saúde e de vivências com grupos de profissionais de diferentes áreas, além de desenvolver diferentes ações voltadas para a área da saúde e capacitação de pessoas no ramo.

Plantas Medicinais de Uso Popular no Rio Grande do Sul, exposto pela professora Tânea Maria Bisognin Garlet e pela aluna Paola Naiara Conti. O projeto tem como intuito divulgar conhecimentos e informações sobre as espécies de plantas medicinais mais utilizadas no estado do Rio Grande do Sul, assim como destacar a sua importância para o uso sustentável da biodiversidade, através de diferentes ações, que abrangem desde a divulgação de cartilhas até a criação de um Jardim Medicinal na cidade de Palmeira das Missões.

O Lúdico e o Brinquedo Terapêutico como Possibilidade para o Cuidado de Enfermagem, coordenado pela professora Andressa da Silveira. A ação tem como objetivo promover espaços de educação em saúde por meio do lúdico, bem como promover espaços de aprendizado nos diferentes contextos de saúde que atendem crianças e adolescentes de Palmeira das Missões e fomentar saberes e práticas a partir das necessidades de saúde.

Empresa Júnior: Espaço de Formação Técnica e Interpessoal entre Alunos do Curso de Zootecnia, apresentado pela aluna Caroline Garcia Tasso. A empresa júnior de Zootecnia tem como objetivo prestar consultoria e assistência técnica aos produtores rurais da região, de maneira a contribuir para o crescimento dos pequenos agricultores no interior do Rio Grande do Sul, além de fomentar o empreendedorismo por meio da melhoria na produtividade e qualidade dos produtos de pequenas propriedades.

Ao final das apresentações, foi aberto um momento para questionamentos, perguntas e demais contribuições da comunidade interna e externa.

Para quem não teve a oportunidade de acompanhar a live, é possível assistir ao Fórum de Extensão da UFSM Palmeira das Missões no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões