Palestra sobre Universidade da Argélia nesta terça

A UFSM está recebendo até terça-feira (29) a visita do reitor da Universidade de Mostaganem (Argélia), professor Seddiki M’hamed Mohamed Sallah Eddini, e do diretor (doyen) da Faculdade de Ciências Exatas e Ciências da Natureza e da Vida da mesma Universidade, professor Berkani Abdallah.  Na terça-feira (29), o reitor e o doyen da Universidade de Mostaganem apresentarão na UFSM o seminário Université de  Mostaganem – Algérie: passé, present et futur”, no auditório do Nesaf, às 14h. A palestra será dada em francês, mas haverá tradução, e está aberta a todos.

O objetivo dessa visita é ver a possibilidade de estabelecer futuras interações entre a Universidade de Mostaganem e a UFSM em outras áreas de conhecimento, além daquela já existente na área de solos. O interesse do reitor e do doyen da Universidade de Mostaganem pela UFSM é fruto do projeto de cooperação internacional entre Brasil, Argélia e Moçambique, intitulado "Agricultura Familiar Conservacionista e Segurança Alimentar : Recuperação do Solo e Manejo Adequado da Água" (Edital MCT/CNPq no 016/2010, Chamada 2), que se encontra em andamento e é coordenado pelo professor Danilo Rheinheimer dos Santos, do Departamento de Solos da UFSM. Esse projeto envolve três universidades brasileiras (UFSM, UPF e UDESC), uma argelina (Universidade de Mostaganem) e uma moçambicana (Universidade Eduardo Mondlane) e através dele a UFSM já recebeu a visita de dois professores da Argélia e de uma professora de Moçambique, enquanto que três professores da UFSM e um da UPF visitaram esses países africanos.

O prédio do Nesaf fica na rua da Fatec, em frente ao prédio 44 do Centro de Ciências Rurais (CCR).