A Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e o Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se uniram à produtora cultural Simples Assim para a promoção de cinco webinars que discutirão temas relacionados ao cenário do Rio Grande do Sul de cultivo de árvores.
O primeiro evento online abordará “As florestas e a água”. Será na próxima quinta-feira (7), às 9h, com transmissão ao vivo pela página da Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais no Facebook.
Os aspectos hidrológicos das florestas plantadas costumam gerar uma série de mitos que necessitam ser esclarecidos sob a ótica da ciência e das práticas realizadas pelas empresas do setor, demonstrando inclusive benefícios que as florestas nativas e comerciais trazem para a disponibilidade de água.
Participam da conversa Edner Baumhardt, professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM – Campus Frederico Westphalen e pesquisador na área de Hidrologia Florestal, Maurem Alves, gerente de sustentabilidade na empresa CMPC, com mediação de Diogo Leuck, presidente do Conselho da Ageflor.
Os eventos seguintes debaterão também a relação do cultivo de florestas plantadas com as mudanças climáticas e o sequestro de carbono, os novos mercados dos bioprodutos e da bioeconomia e a integração universidade e empresas. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia e sempre às 9h, com estimativa de duração de uma hora.
Complementando os temas debatidos, a segurança jurídica dos plantios gaúchos e o zoneamento ambiental da silvicultura no Rio Grande do Sul será tema do último evento da série que ocorrerá ao longo dos próximos dois meses, com o encerramento prevendo também o evento presencial.
A atividade dá continuidade ao projeto “Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas” que lançou em 2020 um livro retratando paisagens gaúchas de áreas cultivo de árvores e realizou uma primeira série de webinars com foco no cenário da acácia-negra, do eucalipto e do pínus.
O livro artístico fotográfico de autoria do fotógrafo e professor universitário Mateus Portal teve tiragem de 1,5 mil exemplares. Para o desenvolvimento do projeto, Ageflor e Simples Assim, tendo também a Kunst Empresa de Cultura no planejamento cultural, tiveram sua realização por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com a Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocinam a iniciativa a CMPC Brasil, a Navegação Aliança, o Grupo Seta e a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.
LIVRO
O livro “Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas” tem valor de R$ 50,00 para aquisição, destinados ao desenvolvimentos de ações socioambientais. Pedidos podem ser feitos por meio do formulário no site http://www.ageflor.com.br/riquezascultivadas ou pelo e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br.
Informações: Álvaro Dias – Assessoria de Imprensa da AGEFLOR