A UFSM conta com o único representante brasileiro (Associate Member) na Divisão de Química Analítica na maior organização mundial de química, a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).
O coordenador da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e professor do Departamento de Química da Universidade, Érico M. M. Flores, foi reeleito como Membro Associado da Divisão de Química Analítica da IUPAC para 2022 e 2023. O professor faz parte da organização há 6 anos, e já ocupou o cargo de vice-presidente no mandato de 2018.
A IUPAC é a autoridade mundial em nomenclatura e terminologia química, incluindo a nomeação de elementos na tabela periódica, métodos de medidas, peso atômico e muitos outros dados avaliados rigorosamente. Existe desde 1919, e é uma organização internacional não governamental que busca expertise científica para a solução de problemas críticos ao redor do globo que envolvam todos os aspectos da química, os quais possuem impacto direto na sociedade.
Ao longo dos anos, a organização vem contribuindo para o ramo da química, como um catalisador que une químicos ao redor do globo. Cumpre o seu propósito adotando o desenvolvimento sustentável, provendo uma linguagem em comum para a química e advogando a troca gratuita de informação científica, com o fim de realizar acordos que favoreçam o progresso da química mundialmente.
Sobre a sua eleição, o professor Érico destaca a experiência e importância desta visibilidade internacional para a UFSM e para o desenvolvimento do trabalho na SAI: “Pelo que me foi informado, é a primeira vez que um pesquisador sul-americano é reeleito para tal cargo, o que entendo ser uma distinção para nosso país, para o Rio Grande do Sul e, em especial, para a UFSM.”, completa Flores, agradecendo também ao apoio dos seus colegas do Departamento de Química, do Centro de Ciências Naturais e Exatas, do Programa de Pós-Graduação em Química e da gestão da Universidade.
Além do envolvimento nas atividades da IUPAC, Érico também é membro de diversas associações representativas mundiais como a European Society of Sonochemistry, China-Latin America Agricultural Education and Research Alliance, a Royal Society of Chemistry, entre outras. Atua como editor e membro de corpo editorial de periódicos internacionais, participa de comitês internacionais e de eventos no Brasil e no exterior, em países como Japão, Índia, China, França, Itália, Estados Unidos da América, Áustria, República Tcheca, Argentina, Uruguai, entre outros.
Na UFSM, suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM têm ênfase em processos industriais, tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de espectrometria atômica e de cromatografia. Também pesquisa o emprego de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas com aplicação em diversos processos de laboratório e também industriais.