Nesta terça (17), às 14h, uma webinar vai servir de ambiente de extensão rural através da divulgação dos resultados de pesquisa com a cultura da mandioca nos três estados do Sul do Brasil durante a safra 2020/21. Na abertura do evento estarão presentes autoridades nacionais da cadeia produtiva da mandioca, como os presidentes da Sociedade Brasileira de Mandioca e da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados do Ministério da Agricultura, e o chefe da Embrapa Cerrados, sediada em Brasília/DF.
Durante o evento, os agricultores farão seu relato sobre os resultados do estudo em suas lavouras. Participarão também do evento agricultores que produzem mandioca e extensionistas da Emater de vários estados brasileiros. Na reunião também será feita uma atualização do projeto ”Potencial e lacunas de produtividade da mandioca no Brasil”, um projeto nacional que visa identificar as oportunidades de aumentar a sustentabilidade da cadeia produtiva da mandioca no país. O acesso ao evento é pelo link.
Mesmo com a pandemia, as equipes Simanihot da UFSM e de várias instituições públicas e privadas, juntamente com os extensionistas da Emater/RS-Ascar, desenvolveram trabalhos de pesquisa em lavouras de agricultores familiares em 14 municípios do Rio Grande do Sul, dois municípios de Santa Catarina e um município do Paraná. Em suas lavouras, os agricultores puderam verificar como podem aumentar a produtividade do seu cultivo de mandioca sem aumentar custos e, portanto, aumentar a renda da família.