Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Arquivologia da UFSM comemora 45 anos nesta terça (10)

Estão previstas atividades mensais comemorativas até abril de 2022



Laboratório de Restauração de Documentos integra a estrutura do curso

Nesta terça-feira, dia 10 de agosto, o Curso de Arquivologia da UFSM completa 45 anos. Sua criação efetivou-se por meio do Parecer nº 179/76 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM, em 10 de agosto de 1976. O Curso foi instalado em março de 1977 e sua aula inaugural ocorreu em 18 de abril do mesmo ano.

Tempos remotos: lutas e conquistas 

Em 1976, a professora Darcila de La Canal Castelan, idealizadora e primeira coordenadora do Curso de Arquivologia, acompanhada de outros docentes, anunciou a criação do Curso no 3º Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Rio de Janeiro. O professor Jose Pedro Esposel (in memoriam), da Universidade Federal Fluminense, grande entusiasta e desbravador no campo dos Arquivos e Arquivologia, proferiu a aula inaugural do curso, em abril de 1977. Naquele ano, o ingresso era por meio do Vestibular e foram oferecidas 25 vagas e quatro habilitações: Arquivos Empresariais, Arquivos Escolares, Arquivos Históricos e Arquivos Médicos.

O Departamento de Documentação foi criado em 1978, com a finalidade de atender a demanda de disciplinas técnicas. Em 2019, este departamento didático passou a ser denominado Departamento de Arquivologia.

No ano de 1979, o Curso formou a primeira turma, com 12 arquivistas, que em pouco tempo conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Em 1981, ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio da portaria nº 076/81/MEC.

No decorrer dos seus 45 anos, o Curso de Arquivologia da UFSM participou de diversos eventos científicos da área, representando a Arquivologia no Brasil e no exterior. Dentre estes, destaca-se a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes no Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Congresso Nacional de Arquivologia, no Congresso de Arquivologia do Mercosul e na Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Em 2014, o Curso foi sede do VI Congresso Nacional de Arquivologia.

O currículo passou por atualizações, buscando acompanhar o desenvolvimento da área arquivística e o campo de atuação dos profissionais. A atualização curricular mais recente foi em 2020. Hoje, o currículo apresenta uma estrutura nuclear e temática, em que as disciplinas foram pensadas para atender relações interdisciplinares e científicas. Com relação à dimensão temática do currículo, as disciplinas também foram organizadas por meio de temas, facilitando a imersão acadêmica na pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. O currículo atual pode ser acessado no site do Curso.

A história do Curso de Arquivologia da UFSM é muito rica em detalhes, que foram relatados no livro “Memória dos 40 anos da Arquivologia da UFSM” (Editora Facos-UFSM, 2017).

Tempos atuais

Atualmente, o Curso de Arquivologia, que já formou mais de 700 arquivistas, está instalado no prédio 74-A, no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no Campus de Santa Maria. O Departamento de Arquivologia conta com 11 docentes, os quais ministram as disciplinas na graduação e em programas de pós-graduação da UFSM.

Os laboratórios estruturados são: Laboratório de Arranjo, Descrição e Memória, Laboratório de Documentos Digitais, Laboratório de Fotografia, Laboratório de Restauração de Documentos e Laboratório de Paleografia.

Comemorações

A partir desta terça (10) iniciam as comemorações dos 45 anos do Curso de Arquivologia. Devido à necessidade de distanciamento social, as atividades comemorativas ocorrerão de forma online. Nesta data, o atual coordenador do Curso, professor Danilo Ribas Barbiero, com o grupo de trabalho responsável pelo aniversário, apresentará a programação e o selo de 45 anos, elaborado pelo Núcleo de Comunicação do CCSH.

Estão previstas atividades mensais, até abril de 2022 (quando se tem a expectativa de realizar uma confraternização presencial). 

Nas palavras do coordenador Danilo Barbiero, “deixamos aqui o nosso abraço de congratulações a todos(as) aqueles(as) os quais fizeram e fazem parte da história do Curso de Arquivologia da UFSM, convidando-os(as) para a participação das atividades online, as quais serão publicadas na página do Facebook do curso.” 

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH, com informações da Coordenação do Curso de Arquivologia 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56516

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes