Com base nas concepções do educador Paulo Freire, um congresso em Santa Maria vai discutir a constituição de redes de cooperação ambientais. Com a temática geral “Espaços rurais e contemporaneidade”, ocorre de 12 a 15 de junho o 1° Congresso Latinoamericano de Sustentabilidade Socioambiental. Entre os palestrantes e painelistas estão o professor Alejandro Tonatiuh, da Universidade Autônoma do México, e o economista e ativista social João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As atividades vão acontecer no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência.
Trabalhos podem ser inscritos até esta sexta-feira (25), no endereço www.colaser.com.br, em três grupos de discussão: Desenvolvimento Rural na América Latina, Educação Socioambiental e Agroecologia, Construção Social de Mercados na Agricultura Familiar. A programação vai contar com palestras, debates, oficinas e atrações culturais.
O congresso é promovido pelo Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nemad), Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Alimentação e Sociedade (Nepals) e Programa de Formação em Educação Socioambiental da UFSM.
Mais informações no blog colaser2012.blogspot.com.br ou pelo e-mail colaser2012@gmail.com.