No dia 17 de março, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a visita do General de Brigada Aguiar, do Exército Brasileiro. No encontro, que foi realizado no Gabinete do Reitor, também estavam presentes o Coronel Luis Fernando; o Major Borba; o Reitor Paulo Burmann; o vice-reitor, Luciano Schuch; o diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan e o coordenador do Projeto SISASTROS, Prof. Raul Ceretta.
A visita aconteceu para que o General pudesse acompanhar e monitorar a segunda fase do Projeto SISASTROS. A partir da prestação de contas desta fase, será possível liberar mais recursos para as próximas etapas do projeto. Também foram discutidas na reunião possíveis integrações com outras empresas no desenvolvimento do sistema, visando a transferência de tecnologia entre a Universidade e empresas, bem como o Exército Brasileiro.
O SISASTROS é um convênio entre a UFSM e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro firmado em abril de 2020. O objetivo é o desenvolvimento do projeto “Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF)” durante 4 anos.
A parceria tem por finalidade o intercâmbio de recursos técnicos e humanos, buscando desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa, envolvendo interesses mútuos nas áreas de tecnologia da informação e comunicações, inovação tecnológica, segurança e capacitação de recursos humanos. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas neste link.
Texto: Paola Martins Jung / bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Edição: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor