A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está selecionando servidores docentes ou técnico-administrativos para atuar como colaboradores nos processos de confirmação de vaga da Instituição em 2021.
As confirmações de vaga referem-se aos processos semestrais do Sistema de Seleção Unificada – SiSU (Chamada Regular, Chamadas da Lista de Espera e Edital de Vagas Complementares). O período aproximado de confirmação de vagas do SiSU 1º semestre será de 30 de março a 30 de maio de 2021 e, para o 2º semestre, de 1º de junho a 30 de agosto de 2021.
Neste primeiro semestre, a confirmação de vaga do SiSU se dará de modo remoto, com o envio digitalizado de toda a documentação pelos estudantes através do Portal de Confirmação de Vaga da UFSM. De acordo com a cota do candidato, poderão ser realizadas entrevistas via webconferência pelas respectivas comissões.
Os servidores também poderão ser chamados para atuar em outras chamadas da UFSM, como Vestibular EaD, Processo Seletivo Dança Bacharelado e Música, Seleção ao PEG (Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional) e Processos Seletivos dos Colégios (Ctism e Politécnico).
Os servidores selecionados receberão gratificação por encargo de curso/concurso, referente às horas de atividades executadas junto às comissões, no valor de até R$ 1.000,00. O prazo para inscrição dos colaboradores segue até 18 de março.
São ofertadas 16 vagas, distribuídas nas seguintes Comissões:
– Comissão de Tecnologia da Informação e Logística (1 vaga): responsável pela organização dos sistemas informáticos e espaços onde se darão as chamadas;
– Comissão de Documentação (3 vagas): responsável pela análise e parecer sobre a documentação pessoal dos candidatos;
– Comissão de Triagem (3 vagas): responsável pela supervisão e gestão do fluxo de documentos entregues pelos candidatos, regulando a distribuição entre as comissões responsáveis pela análise;
– Comissão de Análise Socioeconômica (3 vagas): responsável pela análise e parecer sobre os documentos necessários à comprovação de renda Familiar Bruta Mensal per Capita dos candidatos, como comprovantes de renda e moradia, contracheques, extratos bancários, Carteira de Trabalho, pensões, benefícios e Imposto de Renda, entre outros;
– Comissão de Autodeclaração Étnico-Racial (3 vagas): responsável pela análise documental e realização de entrevistas por webconferência com os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI); e
– Comissão de Acessibilidade (3 vagas): responsável pela análise documental de atestados médicos, exames e realização de entrevistas por webconferência com os candidatos das cotas para pessoa com deficiência.
Servidores colaboradores das Comissões de Autodeclaração e Acessibilidade deverão dispor de tempo para participar das entrevistas via Google Meet com os candidatos aos processos seletivos. Os colaboradores também deverão ter disponibilidade para análise dos recursos de candidatos indeferidos e emissão de novos pareceres.
O servidor deverá comprovar experiência, habilidades e/ou afinidades relativas às atividades da comissão pela qual tem interesse, bem como relatar práticas anteriores com trabalho em equipe, participação em comissões, grupos colaborativos e análises documentais.
Para fins de preparação, os candidatos podem acessar os editais anteriores, disponíveis em ufsm.br/sisu, para contato com a legislação pertinente a cada comissão e uma noção a respeito da dinâmica de trabalho.
O Edital 05/2021, com o cronograma da seleção e a documentação comprobatória solicitada, pode ser acessado em ufsm.br/prograd/editais.
Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br.