Congresso de Sustentabilidade Socioambiental terá abordagem interdisciplinar
Publicado em
O 1º Congresso Latinoamericano de Sustentabilidade Socioambiental (Colaser) constitui-se em espaço de debate, reflexão e troca de experiências sobre a temática da Sustentabilidade Socioambiental, seus desafios, impasses e perspectivas. Propõe-se a uma abordagem Interdisciplinar e multidimensional, envolvendo a ótica acadêmica, da sociedade civil organizada e dos representantes do Estado, sempre buscando enfocar o panorama latino-americano, enfatizando as similaridades e diferenças entre países em cenário de grandes mudanças nas concepções de desenvolvimento.
O Colaser tem como objetivo a constituição de redes de cooperação nas áreas de investigação, ações extensionistas e educação socioambiental, priorizando enfoques sustentados na concepção libertadora de Paulo Freire, nos referenciais da Agroecologia e nas abordagens de construção social dos mercados e das análises das ciências humanas sobre a comensalidade contemporânea. O evento ainda contará com espaços culturais voltados a valorização das manifestações artísticas que caracterizam as diferentes matizes culturais que compõem a diversidade vivenciada na construção civilizatória da América Latina. Este evento terá como pano de fundo o intercambiar de ideias em painéis, oficinas, grupos de trabalho para apresentação de trabalhos científicos, envolvendo a interação entre profissionais de diferentes instituições de vários países latino-americanos.
O Congresso será realizado dias 12 a 15 de junho próximos, no espaço do CTG Sentinela da Querência (Santa Maria/RS), promovido por três grupos organizados de pesquisadores e extensionistas vinculados ao Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): NEMAD – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento ; NEPALS –
Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Alimentação e Sociedade; Programa de Formação em Educação Socioambiental e contará com apoio de inúmeros parceiros representantes do Poder Público, dos Movimentos Sociais Rurais, Organizações da Sociedade Civil, Universidades e Instituições de Pesquisa e Extensão.
A chamada para trabalhos ocorre até sexta-feira (25), nos seguintes Grupos de trabalhos:
GT 01 – Desenvolvimento Rural na América Latina
Trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa ou extensão, abordando-se experiências empíricas ou reflexões teóricas sobre as estratégias de desenvolvimento rural, envolvendo aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais, relacionando-se a sustentabilidade socioambiental e ação dos diferentes atores sociais;
GT 02 – Educação Socioambiental e Agroecologia
Trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa ou extensão, incluindo-se experiências de organizações vinculadas a entidades da sociedade civil, abordando-se a educação socioambiental em suas diferentes dimensões e esferas de ação na sociedade,além de trabalhos sustentados no enfoque da Agroecologia sobre iniciativas de construção socioambiental de um novo modelo de agricultura e sociabilidade;
GT 03 – Construção Social de Mercados na Agricultura Familiar
Trabalhos de pesquisa ou extensão referentes aos desafios na construção social de mercados, abordando os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais relativos as ações desenvolvidas pelos agricultores, as suas organizações e agentes de desenvolvimento na consolidação de espaços de mercados e na implementação de políticas púbicas.
As inscrições serão via internet, através de site específico do congresso. No ato de inscrição será gerado boleto para pagamento e no momento de credenciamento, apresentando recibo de inscrição, quando o participante receberá material do evento, contendo informações sobre a programação e sobre a cidade de Santa Maria.
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços:
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.