A UFSM está selecionando entrevistadores e suplentes para participarem da 9ª rodada da pesquisa EpiCovid19-RS, que acontecerá nos dias 5 a 7 de fevereiro de 2021. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro, às 18 horas, e podem ser feitas através do Formulário.
O treinamento obrigatório será no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde, Campus sede da UFSM, em horário a ser informado. Outra rodada acontecerá em abril.
Pré-requisitos para ser entrevistador:
- Ser profissional ou estudante da área da saúde*, com noções de biossegurança em procedimentos de saúde;
- Estar fora do grupo de risco: ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, não ter doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;
- Dispor de carro** para as entrevistas e ter carteira de motorista;
- Dispor de telefone celular ou tablet com sistema Android para aplicar as entrevistas e
- Ter conta bancária no próprio nome;
- Estar assintomático para Covid-19 nos 15 dias anteriores às entrevistas: sem sintomas gripais, diarreia, redução de olfato ou paladar repentinos;
- Apresentar teste rápido negativo para Covid-19 realizado durante o treinamento. Se apresentar este teste positivo, deve cumprir o requisito a seguir:
- Não ter tido Covid-19 a partir de 4 de janeiro de 2021. Se teve Covid-19 antes desta data, deverá apresentar resultado de teste RT-PCR positivo anterior ao dia 04/01/21 ou negativo posterior a este dia.
* Será solicitado comprovante de formação para profissionais ou de vínculo para os estudantes, após a seleção.
** Há possibilidade de duplas de entrevistadores por carro, condicionada à disponibilidade de pessoal e acordo na equipe.
Critérios de seleção:
- Ter carro e celular Android disponível;
- Formação profissional ou acadêmica: ser profissional formado, o nível mais alto de formação ou semestre de graduação e
- Ordem de inscrição.
O que o entrevistador recebe?
- Equipamentos de Proteção Individual: máscaras, óculos, protetor de face, luvas, avental, pro-pé;
- Treinamento para uso EPIs, biossegurança, realização dos testes rápidos, amostragem e aplicação dos questionários. O treinamento é obrigatório.
- Seguro para acidentes pessoais durante o trabalho de campo;
- Certificados de participação emitidos no final da pesquisa;
- Ajuda de custo de R$ 15 por entrevista + R$ 5 para combustível por questionário aplicado. A estimativa é de 10 entrevistas por dia de coleta de dados. Apoio técnico não recebe ajuda de custo.
O resultado da seleção e a convocatória para o treinamento serão enviados até o dia 30/01/2021 para o e-mail cadastrado no formulário. Dúvidas podem sem encaminhadas para o e-mail epicovid.rs@ufsm.br
A pesquisa Epicovid19-RS
A pesquisa EpiCovid19-RS estuda a prevalência de infecção pelo coronavírus no Rio Grande do Sul. É coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, a partir de demanda do governo do Estado. Desde abril de 2020, vem colaborando para a definição de políticas de enfrentamento da pandemia no estado.
O Epicovid19 destaca-se como único estudo sobre coronavírus no mundo a realizar oito acompanhamentos de base populacional das mesmas nove cidades, sendo a pesquisa com maior número de acompanhamentos. Em Santa Maria, tem a coordenação dos professores da UFSM, Marinel Mór Dall’Agnol e Edi Franciele Ries do Departamento de Saúde Coletiva e Thiago Ardengui, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa.
O financiamento é feito pelo Governo do RS através do Programa Todos pela Saúde, Banrisul, Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.