Curso de Educação Ambiente e Educação do Campo chega à reta final com mais de 3000 inscritos

O I Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental e Educação do Campo, que iniciou no mês de setembro, está chegando ao fim. No dia 8 de dezembro será realizado o último encontro, com a temática “Convergências e Divergências: inter-relação entre campo e cidade”.

Com quatorze encontros organizados ao longo de quatro meses e com muitos convidados de diferentes partes do Brasil e da América Latina e diversos parceiros, foi possível promover o debate e a aprendizagem sobre educação ambiental e educação do campo. No dia 15 de setembro, a transmissão de abertura teve mais de 3 mil visualizações na página do evento no Facebook e mais de 3 mil e seiscentas no Youtube.

O primeiro encontro contou com a presença do Professor Doutor Dermeval Saviani, que recebeu o título de Professor Honoris Causa pela UFSM em 2019 e é um professor, filósofo e pedagogo referência no país. A Professora Doutora Anna Christine Ferreira Kist, organizadora do evento, articulou a educação ambiental crítica e a educação do campo em sua tese de doutorado, intitulada “Territórios em Resistência – Educação Ambiental Crítica em Escolas do Campo: Uma análise a partir do Curso de Extensão Escolas Sustentáveis e Com Vida/UFSM”. A sua orientadora e diretora do Centro de Educação, Professora Doutora Ane Carine Meurer, conta que a partir da tese de Anna foi possível pensar nesse evento. Partindo dessa pesquisa, Anna organizou o curso ao longo de cerca de três meses.

O planejamento do evento já iniciou sendo pensado para o formato virtual. Apesar de ser um sucesso, a execução de um curso online traz desafios “porque não somos formados pra fazer todas essas transmissões online”, conta a Profª. Drª. Ane Carine Meuer. “Eu penso que as expectativas foram superadas em muitos aspectos. Muito embora as questões presenciais, as questões relacionadas a todas essas interações que a gente normalmente tem nos cursos, as conversas, conhecer pessoas, não está acontecendo da forma como nós fazíamos sempre no presencial. Mas estamos conseguindo fazer de uma outra forma, na forma da possibilidade do momento”, explica Ane, que salienta que em um curso presencial seria possível reunir, no máximo, 500 pessoas, e no virtual foi possível atingir mais de 3000 pessoas. Os conteúdos dos encontros já realizados e dos dois próximos podem ser acessados no Youtube e no Facebook do evento.

Texto: NDI do Centro de Educação da UFSM