O estande do Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU), na Mostra de Cursos e Profissões, atrai a atenção do público neste segundo dia de PROFITECS. O curso foi criado em 1992 na UFSM, como fruto de uma ação iniciada ainda no começo da década de 1980. Os professores José Antonio Brenner e Flávio Medina apresentaram, em 1981, um estudo de viabilidade para a instalação do curso na UFSM. Esse estudo foi fundamental para a criação do curso, 11 anos depois.
Com banners e maquetes, os acadêmicos do curso esclarecem as dúvidas dos visitantes.
A aluna do 9º semestre, Bárbara Scalcon, conta que a procura pelo estande do curso é grande e uma das dúvidas mais frequentes é sobre a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil.
– Uma das maiores dúvidas dos visitantes é se o trabalho de um arquiteto também pode ser feito por um engenheiro. A gente aqui do estande tenta explicar de uma forma bem simples que o trabalho do arquiteto difere do engenheiro em projetos, produção e estética.
Além disso, os visitantes também demonstram preocupação quanto ao mercado de trabalho. Segundo Bárbara, por ter uma variedade de áreas de atuação, o mercado de trabalho é amplo.
– Um arquiteto e urbanista pode atuar em diferentes campos, como arquitetura paisagística e de interiores, planejamento urbano e regional, execução de desenho técnico, etc. E, também, sempre pode optar por seguir a carreira acadêmica.
Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo
Edição: Luciane Treulieb