Dúvidas no estande da Medicina também giram em torno de vestibular

Não poderia ser diferente. No estande do curso mais concorrido da UFSM, as dúvidas sobre a atuação do profissional da medicina dividem espaço – e por vezes até superam – com questionamentos sobre o vestibular.

A acadêmica do 3º semestre do curso de Medicina, Renata Santi, conta que as perguntas sobre vestibular aparecem tanto quanto as dúvidas sobre a área médica. E ela explica que entende essas dúvidas:

– Nos colocamos no lugar deles. Quando a gente faz vestibular, esse é o nosso mundo. Vemos um pouco de nós neles, antes de entrar no curso. – conta Renata.

O estande da medicina – assim como o curso – é o mais procurado da Profitecs. Renata diz que chegou ao local às 13h e ainda não tinha conseguido parar de explicar. As dúvidas que aparecem também são básicas, referentes ao andamento do curso e sua evolução. A quantidade de aulas práticas e teóricas também gerou questionamentos. Dúvidas sobre o Hospital Universitário também apareceram.

O Hospital Universitário, nesta sexta-feira (24), está dando uma pequena demonstração sobre primeiros socorros. A estudante do 8º semestre de Medicina, Luana Reinstein, explica que os visitantes ficam surpresos com a massagem cardíaca, pois há o receio de fraturar a pessoa que necessita de atendimento, o que não acontece. O boneco simula o treinamento de primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória, e ensina também o uso do desfibrilador, equipamento obrigatório em vários lugares com grande circulação de pessoas.

A estudante Pauline Dolovitsch, do Colégio Comendador, de Ajuricaba, ainda está em dúvida sobre o curso que irá fazer. Com 16 anos e no 3º ano do Ensino Médio, ela está em dúvida entre Medicina e Odontologia. Ela afirma que, se seguir na carreira médica, pretende se especializar em Dermatologia. Na primeira vez em que visita a Profitecs, ela elogiou o evento e os estandes dos diferentes cursos.

Repórter: Nicholas Lyra- Acadêmico de Jornalismo

Edição: Luciane Treulieb