Diálogos da Educação discute mudanças no ensino médio

O ensino médio politécnico esteve em debate na manhã desta sexta-feira (24) com o evento Diálogos da Educação, promovido pela UFSM e Secretaria de Educação do Estado, por meio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Segundo o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, foi o início de um diálogo entre a graduação e a extensão da UFSM com a 8ª CRE para estabelecer uma agenda comum no sentido de pensar um ensino politécnico, a partir das mudanças previstas para o ensino médio no Rio Grande do Sul. “A universidade, na formação de professores, precisa ter uma perspectiva multidisciplinar”, afirmou.

A professora Cleonice Tomazetti, da Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Cade), ligada à Pró-reitoria de Graduação, ressaltou que o processo de reformulação do ensino médio requer a inovação na formação de professores. Programas desenvolvidos pela UFSM para incentivar a docência, a exemplo do Pibid, do Parfor e do Prolicen – este último com recursos próprios –, foram citados. Mesmo assim, os cursos de licenciaturas ainda registram índices elevados de evasão.

Os professores participantes destacaram a importância da discussão. Segundo o pró-reitor de Graduação, as demandas levantadas por eles serão levadas à Câmara de Licenciaturas.

O ensino médio politécnico também ganha destaque na 3ª Profitecs com a 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico, que apresenta trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas da região da 8ª CRE.

Repórter: Ricardo Bonfanti.

Notícia vinculada a