O ciclo de debates continua no projeto #PoscomJuntesEmCasa. Discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e convidados externos seguem abordando temas contemporâneos relevantes no contexto da pesquisa em comunicação.
Nesta quinta (15), às 15h, a discussão será sobre “Gênero e representatividade, flexões linguísticas para a inclusão de todes”. A mestra em Comunicação (Poscom) Desireè Ribas reflete acerca das relações de gênero atreladas ao discurso, especialmente o midiático, enquanto representante e produtor da realidade a partir dos modos como aciona e tensiona ideologias e relações de poder. Neste sentido, ilumina aspectos estratégicos ligados à prática profissional para pensar representações plurais de gênero na publicidade.
Já Felipe Echevarria, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFSM), propõe a reflexão sobre como a linguagem pode ser usada para estigmatizar e conformar sujeitos, se ancorada em marcadores sociais como raça, gênero e classe. Nesta direção, analisa as definições de verbetes que designam sujeitos para compreender como as relações de poder e as construções sociais e históricas do gênero masculino e feminino se materializam em palavras.
A live, que poderá ser acompanhada no canal no YouTube, será mediada pela mestra em Comunicação Carolina Minuzzi (Poscom), pesquisadora sobre o sistema publicitário, questões de gênero e relações de poder e organizadora da cartilha Linguagem Inclusiva na Comunicação.
Confira o vídeo-convite.