Bioética no Cinema abordará a interrupção da gravidez em casos de anencefalia fetal

Em uma promoção da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e do Comitê de Bioética (CoBi) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) foi reeditado o projeto de extensão Bioética no Cinema. Constam de sessões de filmes, com temas da área da saúde e posterior discussão entre a platéia e profissionais especializados nos assuntos levantados.

"Uma história severina”, de Eliane Brum e Débora Diniz, que traz o tema "aborto de anencéfalos",  recentemente aprovado no Brasil, é a primeira exibição dessa reedição da iniciativa, que acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), às 17hs desta quinta-feira (10). Após a exibição acontece a mini-conferência com o médico residente da Neuropediatria sobre anencefalia, Antônio Diniz Pereira. O programa segue com uma discussão, em mesa redonda, com o ginecologista e obstetra, Jeferson, com a delegada da Mulher em Santa Maria, Débora Dias; e Maria Celeste Landerdahl, do Núcleo de estudos de Gênero e Políticas Públicas do Departamento de Enfermagem da UFSM.

O projeto é aberto a todos os alunos da UFSM, funcionários, docentes, pacientes e acompanhantes do HUSM. Será conferido certificado pela DEPE/HUSM (”Estudos Bioéticos”) para participantes que comparecerem no mínimo 75% das atividades propostas. Para servidores da UFSM e do HUSM será computado no banco de horas.