DAAD está com três editais abertos para intercâmbio na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com três editais abertos para graduação e pós-graduação. Há seleção de bolsas de estudos em três programas: Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschul­winterkurs), Public Policy and Good Governance (PPGG), e pós-graduação em temas com relevância para países em desenvolvimento (Aufbau).

Hochschul­winterkurs Graduandos e mestrandos interessados em concorrer a uma vaga no programa Winterkurs devem enviar a documentação completa até 11 de junho de 2012.  Para estar apto à seleção, é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (6° período concluído até o fim de 2012) ou de mestrado, ter média igual ou superior a 8 e nível intermediário de conhecimento do idioma alemão – B2 para estudantes de Letras/Alemão e B1 para os demais. Os cursos serão oferecidos em Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O valor total da bolsa é 2.625 euros, com o qual o estudante vai financiar despesas do curso, do alojamento, da passagem aérea e de alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde. Mais Informações no endereço www.daad.org.br/pt/18311/index.html.

PPGG – O prazo para submeter a candidatura à seleção do PPGG é 31 de julho de 2012. O programa oferece bolsas para cursos de pós-graduação na Alemanha, com titulação de mestrado, que visam a capacitar seus alunos a formular e gerir políticas públicas e de boa governança. Oito instituições alemãs participam do programa, destinado a jovens profissionais graduados em ciências sociais e políticas, economia, direito, administração pública e áreas afins. O roteiro completo sobre como se inscrever, assim como a lista de cursos e suas instituições, pode ser acessado no endereço www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

Aufbau Nesta edição do programa Aufbau, estão sendo oferecidos 37 cursos de mestrado e três de doutorado em diferentes áreas: administração, engenharia, matemática, planejamento regional, medicina veterinária e estudos midiáticos. A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no endereço www.daad.org.br/pt/18313/index.html. Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 31 de julho de 2012. Há ainda outras duas possibilidades: encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn até 31 de agosto ou diretamente para as universidades, obedecendo aos seus respectivos prazos.