Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Divulgado relatório do questionário sobre o Regime de Exercícios Domiciliares Especial com os docentes



A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM divulgou o relatório do questionário realizado com os docentes da Instituição sobre a adoção e o uso do Regime de Exercícios Domiciliares Especial (REDE). Disponibilizado entre o fim de maio e o início de junho, o questionário teve como objetivo fazer um diagnóstico sobre a participação e o aproveitamento dos docentes e alunos nas mais de duas mil disciplinas ofertadas neste semestre na UFSM. Este diagnóstico auxiliará na organização da retomada das aulas presenciais e na organização de capacitações. 

No total, 1.451 docentes (67%) participaram do questionário. Na graduação, o índice foi de 69,5%; na pós-graduação, 66,8%; e no ensino médio e pós-médio, 66,1% dos professores participaram. A adesão ao REDE por disciplina foi de 77,7%, sendo 77,2% na graduação, 76% na pós e 89,7% no médio e pós-médio. Entre os docentes que responderam, 90,42% aderiram a pelo menos uma disciplina. A forma de adesão foi total para 51,2% e parcial para 48,8%.

Entre os principais desafios enfrentados no desenvolvimento da disciplina estão dificuldades do trabalho remoto, transposição dos conteúdos e internet ruim. Entre as principais ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da disciplina estão e-mail, Moodle, ferramentas para webconferência e Whatsapp. Também foram apontadas as principais dificuldades no REDE, motivos do discente não participar da disciplina, dados específicos por cursos, entre outras informações, que podem ser conferidas aqui.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especial foi adotado com o objetivo de manter a conexão e a comunicação entre docentes e discentes durante a suspensão das atividades presenciais e são orientadas pelas Instruções Normativas 02/2020 e 03/2020 da Prograd.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52711

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes